SMSU organiza encontro com representantes dos Conseg´s e do governo

 O encontro foi nesta terça-feira (03/11), na sede da prefeitura de São Paulo e reuniu também representantes da São Paulo Transportes, Ilume , Companhia de Engenharia de Tráfego, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana e Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

O objetivo de cada pasta governamental foi esclarecer o que vem sendo feito nesta gestão; as melhorias implantadas nas 32 subprefeituras, além de orientar a melhor forma e os caminhos para que as reivindicações da comunidade, por meio dos Conseg´s sejam atendidas no menor tempo possível.

Para o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano, “o encontro teve o sentido de reforçar os laços entre a Guarda Civil Metropolitana e a grande parcela da sociedade civil, representada pelos Conseg´s, além de esclarecer as atribuições da corporação e o seu papel estratégico com vistas à diminuição do índices de violência e criminalidade por meio da prevenção e do policiamento comunitário, no apoio à segurança pública”.

Os presentes também assistiram a apresentação do comandante geral da GCM, Inspetor de Divisão, Gilson Pereira de Menezes, sobre os programas da instituição, o efetivo, as viaturas e as novas atribuições como a parceria com a SPTRANS para fiscalização de carros e motos; Criança sob Nossa Guarda, Mediação de Conflito, Guardiã Maria da Penha etc. Por fim, foi divulgado o trabalho da Central de Telecomunicação e Videomonitoramento e como o cidadão pode acionar a GCM, por meio do telefone 153 que funciona 24 horas.

Para Celina Crisanti do Conseg Centro e do Viva Centro, a reunião foi importante para esclarecer onde cada órgão atua. “Espero que todos participem mesmo, pelo bem comum da população. Parabenizo a GCM por sempre estar presente nas reuniões dos Consegs, resolvendo as solicitações da sociedade”, finalizou.

Estiveram presentes, José Rubens (Secretário adjunto de coordenação das Subprefeituras e Jerônimo Amancio ( supervisor geral), Alberto Serra (Ilume), Sargento Aline Bispo ( da assessoria dos Consegs), Sérgio Bitetti (SPTRANS), pela GCM , o Subcomandante Vanderlei Bento Barbosa e Comandantes Operacionais da GCM de toda a cidade

Saiba Mais:

Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.

Assessoria de Imprensa.