Prefeitura amplia quadro da Guarda Civil Metropolitana com formatura de novos integrantes

 Os Trezentos e Cinquentas formandos Zumbi dos Palmares das turmas 55, 56,57,58 e 59, que fazem parte dos 500 alunos aprovados, no concurso realizado pela Prefeitura de São Paulo, para 2000 vagas, em 2013, farão “Compromisso à Bandeira”, no Centro Esportivo do Tietê, zona norte da cidade, no próximo domingo (19), às 10 horas.

A ampliação do quadro da Guarda Civil Metropolitana, faz parte da melhoria continua em investimentos em capacitação e operacional na corporação pela gestão municipal e Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

A GCM, enquanto Instituição moderna, protagonista na luta em defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos. Próxima a completar 30 anos de existência, pela primeira vez, homenageia um personagem negro, da historia brasileira que batalhou pela liberdade e pelos Direitos Humanos.

Os novos guardas civis serão designados para atuar nas unidades da GCM em toda a cidade de São Paulo com vistas à proteção da população paulistana e também aos Programas de Proteção Escolar, Proteção às Pessoas em Situação de Risco,atuando em conjunto com a rede de proteção do município, em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade, Controle do Espaço Público e Fiscalização do Comércio Ambulante, cujo foco é a redução significativa do uso inapropriado do espaço público por ambulantes irregulares e ilegais por meio de ações de fiscalização, devolvendo o espaço público ao uso regular e coletivo da sociedade e Ambiental, que neste ano inaugurou a Inspetoria de Defesa Ambiental Carmo, em Itaquera, zona leste da cidade, e que tem como desafio atender todas as demandas dos perímetros ambientais e áreas de risco na zona leste, além de realizar operações de desfazimento, prevenção a invasões de áreas ambientais, comércio ilegal de animais silvestres, movimentação de terra e descarte irregular de resíduos sólidos. A Guarda Civil Metropolitana dentro de suas funções também apóia as Policia Civil e Militar.


História

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue ao padre jesuíta católico Antônio Melo, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa, latim, álgebra e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu de Porto Calvo para viver no quilombo dos Palmares. Na comunidade, deixou de ser Francisco para ser chamado de Zumbi (que significa aquele que estava morto e reviveu, no dialeto de tribo imbagala de Angola).

 

Assessoria de Imprensa