GCM do Parque Ibirapuera recebe quatro armas e 797 munições de diversos calibres

Um dos cartões postais da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera, recebeu hoje (27/11) por meio da Guarda Civil Metropolitana, quatro armas, sendo dois revólveres calibre 38 e calibre 22, uma carabina calibre 38 e 1 espingarda calibre 12, e 797 munições.

Dentre as munições, 61 são de uso exclusivo das Forças Armadas (submetralhadora 9 milímetros Parabellum). As demais são dos calibres: 44, 38, 32, 22, cartucho 36 e pistola 9mm.

O armamento e as munições entregues fazem parte da Campanha do Desarmamento 2009, iniciada em 02 de outubro deste ano.

A Campanha

A idéia da Campanha do Desarmamento é que quem possua uma arma a entregue voluntariamente, sem que a origem do objeto seja investigada. A pessoa ainda recebe uma indenização, que varia de R$ 100 a R$ 300 de acordo com o modelo da arma. "Nas 31 subprefeituras haverá pelo menos um posto de recolhimento. Além disso, as 38 bases comunitárias móveis da GCM se deslocarão em parques e igrejas, não só para divulgar a campanha, mas para recolher as armas", declarou Edsom Ortega, secretário de Segurança Urbana.

Antes de entregar a arma, o proprietário deve retirar uma Guia de Trânsito, que permite que ele carregue a arma até o posto de entrega. A Guia pode ser obtida por meio do site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ou nos próprios postos de recolhimento. A Guia vale apenas para um dia.

Já com a Guia, o cidadão deve levar sua arma descaracterizada (desmontada) e descarregada até o posto de recolhimento. Uma dica é embrulhar a arma em papel de jornal ou colocá-la separada das munições, em uma caixa de sapatos. A arma será então recolhida e seu ex-possuidor receberá uma via da ficha de indenização, que deve ser guardada como prova de que a arma foi entregue.

"Nos últimos 4 anos houve uma redução de 58 % de homicídio doloso, é um grande avanço. São 2.175 pessoas que poderiam ter morrido", comenta o Secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega.

A preparação para o período de recolhimento das armas envolveu integrantes do Gabinete de Gestão Integrada e profissionais da área de segurança, nos âmbitos municipal, estadual e federal.
 

 

Texto: Patrícia Schiaveto