Guarda Ambiental de Itaquera recebe dois falcões quiriri

As aves foram entregues aos GCMs do Destacamento Ambiental na sexta-feira (13/11) e, no sábado (14/11), respectivamente, por dois munícipes que não quiseram se identificar, mas contaram, terem encontrado os filhotes no chão, próximo a uma região com árvore.

 

Segundo os Guardas Civis Metropolitanos, os filhotes, ambos fêmeas, vieram da Vila Formosa e de Itaquera. As aves estavam bastante debilitadas e foram entregues ao biólogo no Parque Ecológico do Tietê.

 

Saiba Mais sobre o falcão quiriquiri:

O falcão-americano ou quiriquiri (Falco sparverius) é um pequeno falcão (23-27 cm de comprimento e 85-140 g de peso). Tem uma ampla área de distribuição: desde o Alasca e Norte do Canadá até à ponta Sul da América do Sul (Terra do Fogo). Tem asas azul-acinzentadas.

O dorso é avermelhado, pontuado de preto. A cauda também é avermelhada, possuindo uma larga lista preta. Na face, possui 2 listas verticais que começam junto aos olhos e seguem para baixo. É um predador de pequeno tamanho, alimentando-se de insetos e microvertebrados como roedores e pequenos pássaros; ocasionalmente caça morcegos. Atualmente é usado na arte da falcoaria, podendo capturar presas duas vezes o seu peso. É de fácil aceitação ao homem. (Crédito - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Texto: Ivonete Pereira