Hospital Escola

HOSPITAL MATERNIDADE ESCOLA DE VILA NOVA CACHOEIRINHA

Em 2004 foi instituída a Diretoria de Ensino e Pesquisa, que atua especificamente nas áreas de ensino e pesquisa com uma visão interdisciplinar e multiprofissional.

Abrange a residência médica credenciada pelo MEC nas áreas de Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia. Proporciona também estágios concursados para acadêmicos de Medicina na área de Obstetrícia e estágios práticos nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Técnico em Enfermagem.

Além das atividades didáticas, são realizados mensalmente vários fóruns de educação continuada, com temas de Atualização em Saúde da Mulher e Neonatal, abertos ao público externo e interno, proporcionando maior inter-relação com as unidades de saúde da região.

  • Credenciado como Hospital de Ensino - 1º da Rede Pública Municipal
  • Avaliado em Ago/2009 e Nov/2010
  • Fase de Contratualização

resid

residencia

vagas-resid

ATIVIDADES DE PESQUISA
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA E COMISSÕES HOSPITALARES

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Maternidade existe desde 1988 e teve a sua renovação aprovada pelo Ministério da Saúde em 2002. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa que compõem o perfil de Maternidade-Escola, vocação incorporada nos serviços prestados à comunidade desde sua fundação.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos têm como principal objetivo a contribuição à Saúde da Mulher e Perinatal, além de buscar nos resultados obtidos, benefícios que possam ser incorporados à assistência e, como conseqüência, beneficiar toda coletividade. Todos os projetos devem ser submetidos à análise e aprovação pelo CEP.

O atual Comitê é composto por seis médicos, uma fonoaudióloga, uma psicóloga, duas enfermeiras, dois representantes da Comunidade e uma secretária.

 

Pesquisa Científica

Para a realização de pesquisas na Maternidade, preencha o formulário e protocole uma cópia impressa na Divisão de Ensino e Pesquisa para análise pelo Comitê Científico.

Publicações

MaeCanguru

Cartilha de orientação da metodologia Mãe Canguru

Aleitamento

Cartilha de orientação de Aleitamento Materno - Hospital Amigo da Criança

CuidadosBebe

Cartilha de cuidados com o Bebê após a alta médica