Pratas da Casa

Elisângela Cristina Ramos Hernandes, Fisioterapeuta da Clínica de Geriatria do HSPM, foi a entrevistada.

 Neste mês, na Coluna Pratas da Casa, apresentamos o projeto de doutorado que está sendo desenvolvido pela servidora Elisângela Cristina Ramos Hernandes, Fisioterapeuta que atua há 12 anos na Clínica de Geriatria do HSPM.
O foco do projeto de doutorado da Elisângela são os desafios encontrados pelos fisioterapeutas na avaliação da pessoa idosa dentro dos hospitais. Para tanto, a pesquisadora tem coletado informações junto a profissionais da área em todo o Brasil, a fim de identificar essas barreiras e assim implementar estratégias para uma melhor avaliação da saúde da pessoa idosa.
A servidora comenta que a equipe da Clínica de Geriatria do HSPM despertou nela a paixão pela Gerontologia em razão do olhar ampliado no cuidado da pessoa idosa, por meio do modelo multidisciplinar. Além disso, as experiências dentro do HSPM a fizeram perceber as lacunas e necessidades que careciam de estratégias direcionadas. Foi assim que ela, junto com outros pesquisadores, desenvolveu o Projeto FT HOSP 60+, plataforma de pesquisa que oferece dicas práticas para o fisioterapeuta hospitalar no cuidado da pessoa idosa.
Elisângela também ressalta a importância de envolver os familiares e cuidadores dos idosos nos treinamentos, uma vez que eles são peças-chave no cuidado do paciente: “Eu percebo que mobilizar esses pacientes e orientar as famílias têm ajudado bastante. Estudos afirmam que o cuidado mais centrado e as avaliações multidimensionais diminuem o tempo de internação. Quanto mais dependente o paciente fica, maior o risco. Se ele parar de andar e ficar acamado, crescem as chances de pneumonia, lesões de pele e etc”.
Sobre a urgência da demanda deste trabalho, Elisângela comenta que “Chegaremos nos próximos anos ao sexto lugar no número de pessoas idosas e é preciso prolongar a qualidade de vida e manter um envelhecimento ativo”.
Elisângela é formada em Fisioterapia pela Universidade Santa Cecília, é Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) doutoranda em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com orientação da Professora Doutora Monica Perracini.
O HSPM convida todos os servidores que tiverem obras ou trabalhos publicados para partilharem essa experiência com os demais colegas, participando nesta coluna nas próximas edições do jornal. Orientamos procurarem o setor de Comunicação, pelos ramais 7945 ou 7954.