Parceria com a GCM amplia a doação de sangue no HSPM em janeiro

Janeiro e fevereiro são os meses mais críticos para os bancos de sangue

 No mês de janeiro de 2024, o banco de sangue do hospital recebeu 622 doadores, entre aptos e inaptos. Isto significa um aumento de 83% no número de voluntários, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram recebidos 340 doadores.
Parte da ampliação do estoque aconteceu em razão da parceria realizada com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro, quando 37 guardas civis estiveram presentes para realizar este grande ato de solidariedade.

O Inspetor de Divisão da GCM, Sr. Vagner Rocha de Carvalho, compartilhou sua visão sobre esta ação: “Nós da Guarda Civil Metropolitana sabemos que neste período de carnaval as doações caem muito e, seguindo o princípio humanitário da GCM, nos mobilizamos para virmos doar.”

A Dra. Elizabete Michelete, Superintendente, agradeceu a parceria com a GCM e comentou: “É preciso criar o hábito de doar. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Importante lembrar que não há substituto para o sangue. A GCM, em um ato solidário, mais uma vez sai na frente e faz doações no banco de sangue do Hospital do Servidor Público Municipal. Em nome dos servidores públicos municipais de São Paulo e do HSPM, agradeço à GCM por esta importante parceria. Que este ato de solidariedade e de amor ao próximo inspire também outras instituições a se mobilizarem e doarem.”

Os meses de janeiro e fevereiro são críticos para os bancos de sangue, em razão do menor número de doadores nos hemocentros por causa do período de férias, conciliado com o aumento da demanda durante as festas de fim de ano e no carnaval.

Portanto, é grande o incentivo às pessoas para que tenham o hábito de doarem com frequência. Para realizar a doação, é necessário procurar o banco de sangue do HSPM portando um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e estar alimentado com uma refeição leve antes da doação.



Fotografia no banco de sangue do HSPM, onde aparecem quatro voluntários acomodados nas poltronas de doação.
Voluntários no Banco de Sangue do HSPM
Créditos: Arquivo HSPM