HSPM Responde - Doação de sangue

Incentivo à doação de sangue durante o fim do ano

 Imagem ilustrativa na qual aparece à esquerda um holofote dentro de um celular e à direita o Texto HSPM Responde

Os bancos de sangue entram em alerta durante as festas do final do ano, pois nesse período a demanda aumenta e os estoques caem. Nesse momento, mais pessoas necessitam de doação e menos pessoas estão dispostas a doar, resultando em uma difícil realidade nos hemocentros. Nessa edição do HSPM Responde, o médico hematologista Afonso José Pereira Cortez, explica sobre as diferentes etapas do processo de doação sanguínea, a fim de incentivar a população nesse final de ano.


1. Quem pode doar?
Os doadores voluntários devem ser pessoas saudáveis que possuam entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos), que pesam acima de 50 kg e não portadoras de doenças transmissíveis pelo sangue.


2. Como funciona o processo de doação?
O processo é bem simples, o doador deve se dirigir ao nosso banco e seguir algumas etapas. A primeira é o cadastro, onde são colhidos todos os dados pessoais. Em seguida, o doador passa pela pré-triagem, na qual é vista a altura, o peso, pressão arterial, temperatura, se possui anemia ou não.
Se os requisitos estiverem de acordo com o que é solicitado para o doador voluntário, ele é convidado a passar por uma triagem clínica. Nesse momento, um profissional de nível superior de saúde irá fazer uma entrevista minuciosa que tem como objetivo ter conhecimento do passado de saúde do doador, se ele está tomando algum medicamento, se fez algum exame ou teve alguma infecção recente.
Ao passar pela entrevista, o voluntário passa por um voto que é explicado no momento, para saber se o individuo se considera apto a doar sangue e se o sangue do doador é seguro para alguém receber.
A doação é rápida e segura, feita com toda a assepsia material totalmente descartável. Após a doação, o voluntário realiza uma refeição para repor as calorias perdidas durante o processo. Por fim, o doador recebe uma carteirinha com algumas informações para futuras doações sanguíneas.
Cada bolsa de sangue possui em média 430ml – 450ml, podendo ajudar até 4 pessoas com uma única doação.


3. Como se preparar para uma doação?
A pessoa precisa ter dormido bem à noite, completando pelo menos 6 horas de sono. Além disso, deve ter feito uma refeição não gordurosa e ter ingerido bastante líquido, não podendo estar em jejum, principalmente no calor.


4. O sangue tem validade?

Este que é o problema, os estoques acabam. Alguns componentes do sangue tem uma validade muito curta, como por exemplo, as plaquetas que duram apenas cinco dias. O sangue doado (hemácias) dura em torno de 35 dias, já o plasma congelado e o crioprecipitado pode durar até um ano. Portanto, a validade é um pouco variável.


5. Como faz para doar sangue no HSPM?

É aberto para a comunidade, não é necessário ser servidor público. Qualquer cidadão com boa vontade pode fazer uma doação voluntária aqui, é necessário apenas vir no horário de funcionamento (8h às 12h30) com um documento oficial com foto.


6. O que o doador recebe ao fazer a doação?
Muitas vezes as pessoas descobrem uma hipertensão grave, uma anemia ou uma situação de risco através da triagem realizada. São feitas triagens sorológicas obrigatórias para testar doenças transmitidas pelo sangue, como Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV e HIV. Além disso, o doador pode descobrir o seu tipo sanguíneo em sistema ABO e RH.


O hematologista finaliza dizendo: “Eu já fui doador, apenas não sou mais por conta da faixa etária. Mas a maior responsabilidade do doador é que o dinheiro não compra sangue, ele só pode ser obtido através da doação, se faltar sangue o sistema de saúde para. O ato de doar traz aquela sensação muito boa de ter ajudado alguém através de algo que você tem a oferecer e que não irá fazer falta. É uma responsabilidade social e uma recompensa pessoal, e este reconhecimento é muito importante”.


O doador voluntário pode doar sangue através da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), que trabalha exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) na grande São Paulo. São 57 hospitais e uma área de assistência hemoterápica, na qual são realizadas 25 mil transfusões mensalmente, necessitando de 15mil doadores por mês.