Vinte e três temas são abordados em cursos oferecidos pela Capacitação

Diversos cursos foram oferecidos

 A Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento e o Programa de Educação Continuada em Enfermagem concluíram cursos em 23 temas diferentes em dezembro, sendo 21 na modalidade Ensino a Distância (EAD) e dois no formato presencial. No total, foram emitidos 31 certificados para os concluintes.


Dentre estes, destaca-se “Segurança do Paciente EAD - turma 2”, que teve 53 inscritos. Nove instrutores dividiram os temas: “O que é Segurança do Paciente”, ministrado pelo Dr. José Antônio Volpiani, Coordenador do Pronto-Socorro Adulto; “Gerenciamento de Risco e Legislação” e “O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e a Importância das Notificações”, ministrados por Doralice Pereira, Coordenadora da Gerência de Risco e Segurança do Paciente, “Meta 1: Identificação correta do Paciente - Admissão e Alta”, ministrado pela Enfermeira Cecília Harumi, Coordenadora da Seção de Internação da UTI Adulto; “Meta 2: Eficácia na Comunicação”, ministrado pela Enfermeira Daniela Sayuri Misawa, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha; “Meta 3: Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância”, ministrado pela Farmacêutica do HSPM, Graziela Roberta Rocha Suzuki; “Meta 4: Cirurgia Segura”, ministrado pelo Dr. Bruno Rodrigues de Miranda, Coordenador da Clínica de Ortopedia e Cirurgia de Mão, e Enfermeiro Alex Silva Gonçalves, Coordenador de Atendimento ao Paciente Cirúrgico; “Meta 5: Reduzir o Risco de Infecções Associadas ao Cuidado de Saúde”, ministrado pelo Dr. Marcos Antônio Cyrillo (Coordenador da Seção Técnica de Controle de Infecção Hospitalar do HSPM); “Meta 6: Reduzir o Risco de Lesões ao Paciente em Decorrência de Queda e Úlcera por Pressão”, ministrado pela Enfermeira Cecília Harumi e pela Enfermeira Renata Gonzaga, da Comissão de Curativos do HSPM.


O terceirocurso da Trilha do Conhecimento, Comunicação e Habilidades Interpessoais, na modalidade Ensino a Distância (EAD), contou com 124 inscritos e foi ministrado por Mirna Barbosa Pedroso de Toledo, da Gerência de Capacitação e Desenvolvimento.