Dia do médico foi celebrado com ações de integração e reconhecimento

Evento emocionou muitos profissionais

por Giovanna Almeida

 No Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) ofereceu uma programação especial para os médicos que atuam na instituição. O evento, proporcionado pelo Programa Gestão Humanizada – Cuidar de Quem Cuida, promoveu uma série de atividades durante os dias 17 e 18 de outubro.
No primeiro dia (17), a celebração se estendeu das 11h às 12h, com uma apresentação musical da Polícia Militar, no saguão principal do hospital.


Já no segundo dia (18), durante o período das 9h às 16h, foram disponibilizadas atividades diversas como serviços de beleza, quick massage e degustação de produtos naturais, no hall do 9° andar. No mesmo ambiente, das 9h às 12h, ocorreu o lançamento do livro da Dra. Jovina Rulli Bovino, médica ginecologista-obstetra do Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora do HSPM. Além disso, a continuidade da exibição dos exemplares e assinatura aconteceu na Associação dos Médicos (AMED) no 2° andar, das 13h às 16h. No período da tarde, também aconteceu a massagem com deficientes visuais, da ONG "Massagem feita por Cegos".


A premiação simbólica ao médico escolhido pelos servidores, que também aconteceu no segundo dia, foi realizada às 10h30. Os resultados da votação online, promovida através da plataforma Google Forms, foram anunciados no anfiteatro do 9° andar. A votação contava com a participação de 533 profissionais de especializações variadas, contabilizando todos os médicos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM).


Na premiação de homenagem ao Dia do Médico, 167 votos foram computados. O evento foi iniciado com uma fala da Dra. Elizabete Michelete, superintendente do HSPM: "É importante lembrarmos que o HSPM é um hospital de referência em saúde em todo o país e valorizarmos tudo o que temos aqui". Ao relembrar sobre sua trajetória, comentou sobre como se sentia sempre que perdia algum paciente: “Me lembro de que quando eu perdia um paciente ficava desolada. É uma carga muito grande quando a gente perde um paciente e eu sempre pensava: será que eu podia ter feito mais?". Por fim, finalizou o seu discurso ressaltando não apenas a importância de seguir os protocolos médicos, mas acima de tudo, de tratar o paciente de maneira humanizada.


Dando continuidade à confraternização, a Dra. Márcia Amaro, assessora especial do Departamento de Atenção à Saúde, deu as boas-vindas aos presentes. Em sua fala, elogiou a gestão pelo olhar sobre as necessidades e para o avanço da tecnologia. Além disso, ficou emocionada demonstrando sua admiração ao trabalho desenvolvido pela equipe médica, principalmente no período da pandemia.


Ao final, os resultados da votação foram anunciados. Em segundo lugar, houve um empate técnico, ambos com seis votos, entre: Dr. Jamilton de Medeiros Educardo (Pronto Socorro) e Dra. Jovina Rulli Bovino (Ginecologia-Obstétrica). E em primeiro lugar, também ocorreu um empate técnico, ambos com sete votos, entre: Dra. Paula Escalfone Moraes (Pronto Socorro) e Dra. Renata Freitas Nogueira Sales (Geriatria).


Para encerrar a programação especial, foram distribuídos brindes pelos ambulatórios. Todos os andares foram percorridos para entrega de lembrancinhas aos médicos que estavam de plantão. O evento em homenagem ao Dia dos Médico contou com o apoio da Amed, Banco do Brasil, Cacau Show, Fresenius, Kardbank, Onodera Aclimação, ONG Massagem Feita por Cegos.