XII Jornada de Fisioterapia contou com diferentes palestras

A Dra. Elizabete Michelete, Superintendente do HSPM, participou da abertura do evento.

O HSPM promoveu a XII edição da Jornada de Fisioterapia. O evento foi voltado a profissionais do nível superior da área de saúde do HSPM, estudantes de Fisioterapia e fisioterapeutas que atuam no HSPM e na Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O evento teve como objetivo atualizar os conceitos de avaliação e de conduta profissional, visando ampliar os conhecimentos da área fisioterapêutica. A programação foi iniciada com uma mesa de abertura, que contou com breves discursos do Dr. Rodrigo Pereira Luiz, coordenador da clínica de Fisioterapia do HSPM, e do Dr. Marcos Yoshio Yano, diretor do Departamento Técnico de Atenção à Saúde.

A dinâmica inicial foi finalizada com a participação da Superintendente, Dra. Elizabete Michelete, que destacou o trabalho realizado para melhorar o número de profissionais do hospital, levando em conta a importância da Fisioterapia. A superintendente do HSPM conduziu a sua fala contando sobre o caso de uma servidora que foi diagnosticada com COVID após ter realizado um procedimento estético, mas que recebeu alta recentemente. “Continuem trabalhando com amor aos seus pacientes, devemos dar o nosso melhor ao outro”, encerrou a Dra. Elizabete.

O evento contou com três palestras, ministradas por especialistas da área. No horário das 13h30, o Dr. Rodrigo Pereira Luiz, apresentou a temática sobre evidências científicas em oxigenoterapia e os cuidados na administração do oxigênio. Logo após, às 14h, ocorreu uma palestra sobre a prevenção de quedas no ambiente hospitalar e ambulatório em pessoas idosas. A apresentação foi conduzida pela Dra. Elisangela Cristina Ramos Hernandes, fisioterapeuta do HSPM da Enfermaria Geriátrica. A última palestra, às 15h, desenvolvida pelo Dr. Frederico Scuta Garcia, fisioterapeuta do HSPM no Pronto-Socorro Adulto e Enfermaria, abordou a relação entre os cuidados paliativos e a Fisioterapia. O evento foi encerrado com um momento de perguntas aos palestrantes, e contou com a presença de 36 participantes.