HSPM incentiva o Outubro Rosa por meio de ações

Entrega de brindes e palestra online foram realizadas

Por Jéssika Amorim

No mês de outubro é feita a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da prevenção e os cuidados contra o câncer de mama em todo o território nacional. A doença ocupa a primeira posição de incidências mais frequentes em todas as regiões do país, e é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor.

No dia 17 (terça-feira), a Central de Ação Voluntária (CAV) do HSPM organizou a entrega de 150 laços cor-de-rosa nos guichês de atendimento para as mulheres e os funcionários de diversos setores foram convidados a utilizar peças de roupa da mesma cor da campanha. O acontecimento foi registrado em colaboração com o setor de Comunicação do hospital.

Também foram recebidas doações da ONG ROSA MULHER. Nesta ação o HSPM recebeu doação de: kits pós-cirúrgicos (almofadas axilares, sacolas para dreno pós-cirúrgico, manual de orientação para câncer de mama e próteses mamárias de espuma). As doações foram distribuídas na sala de quimioterapia e na secretaria da ginecologia em parceria e colaboração com os funcionários da unidade e com a CAV.

Também houve uma palestra online ministrada pelo médico ginecologista obstetra Dr. Ivo Pavanello Filho informando sobre a saúde da mulher, disponível durante todo o mês de outubro. A apresentação aborda outros tipos de câncer além do de mama, como o de colo uterino, e o de endométrio uterino, além de informar os fatores de risco, os sintomas, o diagnóstico e as prevenções das doenças que afetam diversas mulheres no Brasil.

Uma vida com hábitos saudáveis, boa alimentação, com atividade física regular, tendo boas relações afetivas e um tempo para lazer contribui para evitar o câncer de mama.