Vacinação é incentivada em todas as faixas etárias

Prevenir é melhor que remediar

 Por Jéssika Amorim

Em outubro é comemorado o Dia da Vacinação. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação, que contribui para a prevenção de diversas doenças.

No decorrer da história, houve a erradicação da varíola e do tétano neonatal graças à vacina, assim como foi alcançado o controle da poliomielite e da síndrome da rubéola congênita. Outras doenças como a gripe, sarampo, tétano e COVID-19 também tiveram sua incidência reduzida a partir da imunização.

Quando as vacinas são colocadas no corpo humano, inicia-se a produção de anticorpos contra a doença e se desenvolve a síntese de células de memória, responsáveis por gerarem uma resposta mais rápida do organismo quando, futuramente, for exposto novamente à doença.

No Brasil, a rede pública de saúde disponibiliza 19 vacinas para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias.
No site da Prefeitura de São Paulo estão disponíveis os calendários de vacinação para crianças de até seis anos, para crianças maiores de sete anos e adolescentes, para adultos entre 20 e 59 anos, para pessoas com 60 anos e mais, para mulheres gestantes e puérperas. Em caso de dúvidas, procurar por um posto de saúde, com a carteira física de vacinação para verificar se os dados estão atualizados. Para verificar o calendário da prefeitura, acesse:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vacinacao/index.php?p=7313.

No HSPM, os servidores são orientados a atualizarem suas carteiras de vacinação digital. Assim, obtendo fácil acesso ao seu histórico de imunizações, disponibilizado nas plataformas digitais e-saúdeSP e Poupatempo Digital.
Além disso, o HSPM tem promovido outras ações de incentivo à vacinação, como no evento realizado no dia 3 de outubro, em comemoração ao Dia do Idoso, quando foram distribuídos calendários simplificados de vacinação para pessoas com 60 anos ou mais.

Também é importante lembrar que a vacinação não protege apenas aqueles que são vacinados, mas também os contatos da comunidade (imunidade de grupo). Segundo o Ministério da Saúde a cobertura vacinal da população vem reduzindo. Em 2021, a média nacional atingiu apenas 52%, sendo o recomendado o percentual de 95%.

Portanto, lembre-se: manter-se vacinado é fundamental para impedir a propagação de doenças na população.