Ateliê de Linguagem e Cotidiano do HSPM leva servidores ao bem-estar e saúde mental

Grupo faz visitas a museus e a outros pontos de lazer de São Paulo

 

Por Simone Alves Cordeiro

Os espaços de lazer e cultura em São Paulo podem trazer conhecimento, reflexão e bem-estar à saúde mental. Aproveitando esse potencial, aseção técnica de psicologia e psiquiatria do adulto doHospital do Servidor Público Municipal (HSPM) criou um “Ateliê de Linguagem e Cotidiano”, voltado aservidores públicos e seus dependentes. Em junho haverá formação de novo grupo.

O ateliê, criado em 2011, foi reorganizado em 2015 e tem como responsáveis as psicólogas Ana Carolina Salvatore Jaen Saad, Julia Maria Candiani Rolim Loureiro Ribeiro e Débora Márcia de Almeida. O principal objetivo é conhecer espaços de cultura e de lazer oferecidos pela cidade de São Paulo e, assim, levar os participantes à reflexãode como elespodem ampliar e promover saúde. Entre os locais visitados estão o Museu Cata-vento Cultural e o Museu Anchieta.

A formação de grupos – restritos a turmas de 15 pessoas por trimestre - acontece durante todo o ano. A próxima ocorrerá em junho. As reuniões ocorrem todas as quintas-feiras às 8h30. Os interessados já podem se inscrever diretamente no guichê do ambulatório. Cada candidato passa por uma entrevista prévia. Os participantes podem, ou não, estar em acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.

 

Serviço
Hospital do Servidor Público Municipal
Ambulatório de Psiquiatria e Psicologia do Adulto do HSPM
Rua Castro Alves n°63, Aclimação
(3º andar, em frente ao estacionamento, ao lado do prédio do SAME)