HSPM comemora Semana da Enfermagem com arte e informação

Teatro, palestras e apresentação artística foram algumas das atrações promovidas pelo Hospital do Servidor Público Municipal

 Por Simone Alves Cordeiro


“Todos somos um”. Este foi o tema da Semana Internacional da Enfermagem no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). A cerimônia de abertura foi realizada no dia 11/05, no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles, e a programação, que se prolongou até o dia 12/05, contou com palestras e uma peça de teatro.

A abertura também teve a presença da gerente de enfermagem Nanci Ferreira de Azevedo, da coordenadora de enfermagem da unidade materno infantil Paula Costa Silva e da gerente do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) Dalva Yukie Matsumoto.

Entre as atividades daSemana Internacional de Enfermagem houve palestras das Enfermeiras do HSPM Michely de Araujo Felix (Comissão de Curativos), Tatiana Bispo (setor de coagulação), Paula Costa da Silva e do enfermeiro Ronaldo Tadeu da Silva, que falou sobre o trabalho desenvolvido na hospedaria de cuidados paliativos do HSPM. Ronaldo compartilhou com os colegas sua experiência de cuidar de pacientes sem possibilidade de cura. As médicas Zilda Machado Meneghelo e Dalva também participaram do evento.

O grupo teatral do HSPM representou a história da evolução dos uniformes utilizados pelas enfermeiras. A peça foi idealizada e coordenada pela enfermeira Telma Dias e contou com a participação de servidores do hospital. Entre um figurino e outro, os personagens apresentaram as vestimentas usadas pelas enfermeiras desde Florence Nightingale - enfermeira inglesa e marco na história da enfermagem - até os dias de hoje.