Clínica odontológica do HSPM faz mutirão para servidores

Medida visa a diminuir fila de espera para endodontia e periodontia

Os mutirões ocorrem todo final de mês, através da chamada dos pacientes da fila de espera e agendados conforme a necessidade de cada um

 

Por Daniela Avancini
Foto: Osvaldo Meireles


A clínica odontológica do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) está promovendo um mutirão para seus servidores. A medida visa a diminuir a fila de espera dos pacientes que aguardavam atendimento nas especialidades de endodontia e periodontia. No início de junho o hospital começou novo fluxo de agendamento. Após a primeira consulta com o dentista, agendada pela Central 156, a continuidade do tratamento nas duas especialidades é agendada diretamente no guichê do HSPM.


Com o novo sistema foi possível avaliar a demanda e organizar a agenda por ordem de prioridade, realizando um mutirão de triagem. As vagas para endodontia foram ampliadas com o suporte de dois dentistas que realizavam atendimento nas enfermarias e remanejados para o mutirão.


Os mutirões ocorrem todo final de mês, através da chamada dos pacientes da fila de espera e agendados conforme a necessidade de cada paciente. Quanto à periodontia, os pacientes estão sendo agendados diretamente, sem a necessidade de fila de espera e triagem. A Clínica de Odontologia também conta com o suporte de mais uma funcionária na secretaria, para controle de agendas e realização de relatórios semanais.

 


O que é endodontia?
A endodontia é o ramo da odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto). Depois de se remover esse tecido, o dentista veda o canal preenchendo-o com obturação em material específico.


O que é periodontia?
Periodontia é o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, má escovação, má utilização do fio dental, tabagismo, stress, baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada em relação às infecções decorrentes de bactérias.