Hospital do Jabaquara realiza curso sobre bomba de infusão

Objetivo é qualificar manejo de aparelhos importantes na administração de medicamentos

 

Por Ana Paula Costa

O Hospital Municipal do Jabaquara (Dr. Arthur Ribeiro de Saboya) foi contemplado e abrigou o curso Segurança e Qualidade na Bomba de Infusão, fazendo parte do projeto Hospitais Sentinela. O curso ocorreu no inicio do mês (dia 1º) e contou com a participação de 20 enfermeiros, sendo metade composta por profissionais do próprio hospital.

A bomba de infusão é indicada para todo paciente com prescrição em via parental ou enteral, nos casos em que há a necessidade de controle rigoroso do medicamento. Permite administrar de maneira confiável doses delicadas. A bomba infusora é um dos mais práticos recursos habitualmente disponíveis em UTIs e Salas de Emergência.

O curso foi fornecido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. O treinamento serviu para orientar sobre a redução de eventos adversos graves e, principalmente, a respeito da melhora do estado clínico dos pacientes com a correta utilização das bombas de infusão. “O curso foi ministrado de forma didática e com técnicas diferenciadas de aprendizado”, afirmou a enfermeira da unidade, Ana Rosa dos Santos.

A importância do treinamento também foi ressaltada pela direção do hospital. A prestação do atendimento de forma integral, responsável, humanizada e principalmente segura é uma das missões da unidade, que há 35 anos atende, principalmente, as demandas de traumas e politraumas da região Sul do município.

O projeto Hospitais Sentinela é organizado e gerenciado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e tem como objetivo maior constituir uma rede de hospitais terciários distribuída em todo pais, motivada e qualificada para as notificações de eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde, insumos, materiais e medicamentos.