Zona Sul aprova 1ª Feira da Saúde no Hospital Campo Limpo

Evento informa população sobre hipertensão, diabetes, combate ao Aedes aegypti e alimentação saudável, entre outros temas

 Por Jonathan Muniz

O Hospital Municipal do Campo Limpo realizou, no último dia 27, sua 1ª Feira da Saúde. O hospital alcançou seu objetivo de informar e orientar munícipes sobre hipertensão, diabetes, combate ao Aedes Aegypti (incluindo informações sobre dengue, Zika vírus e chikungunya) e alimentação saudável. Também foram abordados temas como relacionamento com saúde, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), gripe H1N1 e banco de leite e amamentação.

A feira contou com diversos profissionais da unidade, coordenados pela equipe de Humanização. “As pessoas sentem falta de um contato mais próximo da unidade junto aos pacientes e acompanhantes. Tivemos a oportunidade de conversar com todos”, afirmou Manoel Messias, coordenador da equipe de Humanização.

O público pôde se informar sobre os variados temas nos seis estandes com profissionais e especialistas de cada área. Durante uma hora e meia foram atendidas cerca de 80 pessoas. Muitas mediram pressão arterial, como o munícipe Cícero Hélio e seu filho Mário. Em seguida, eles foram para o estande sobre dengue se informar melhor sobre a doença.

“Eu acho muito importante essa iniciativa, pois ajuda a todos a cuidarem melhor da saúde. Eu já tive dengue e sei como é complicado. É melhor se prevenir”, afirmou Cícero.

‘É muito bom este acompanhamento’

Maria do Socorro e seus dois filhos Lucivaldo e Leandro também participaram e elogiaram a iniciativa. “Aferiram minha pressão, falaram sobre nutrição e me orientaram sobre a dengue. É muito bom ter esse tipo de acompanhamento”, disse ela.

Com a presença da nutricionista Laís D´Amato, o estande de nutrição também foi muito procurado. “Tivemos a oportunidade de divulgar e trocar informações para orientar corretamente cada participante, tanto os que têm problemas com hipertensão quanto aos que necessitam de orientações para melhorar a alimentação”, afirmou Laís. No estande foram incentivados os dez passos para uma melhor alimentação, segundo o Ministério da Saúde. Eles incluem basicamente cinco refeições por dia, aumento do consumo de fibras, vegetais, folhas e frutas. Os participantes da feira também foram informados sobre a importância dos cereais integrais na alimentação, a necessidade da redução na quantidade de sal na comida e do aumento de ingestão de água.

“Eu acho importante para a saúde. Estou tentando emagrecer, mas precisava de uma orientação de uma nutricionista. Ela me explicou muita coisa e eu percebi que me alimento errado. Foi ótimo”, declarou a munícipe Maria Antonieta.