Hospital do Jabaquara exibe documentário 'Envelhescência'

Filme discute nova perspectiva sobre significado do envelhecimento

Por Luciano Cavenagui

O Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara) exibiu hoje o documentário “Envelhescência”. O evento contou com a participação de uma das seis personagens do filme, Judith Caggiano, de 84 anos, que tem 71 tatuagens, 25 piercings e se tornou ícone de motociclistas e madrinha de roqueiros. A vida de Judith – que fez sua primeira tatuagem aos 72 anos - mudou após a morte do marido. Depois da apresentação houve debate sobre o documentário.


Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, o longa-metragem, produzido em 2015, conta a história de seis pessoas que vivem de maneira plena e mostram, por meio de suas experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor.


Intercalado com comentários de especialistas como Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil, da antropóloga Mirian Goldenberg e do filósofo e educador Mário Sergio Cortella, o filme sugere uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas.