Hospital de Pirituba comemora 37 anos de atividades

Unidade é referência para vários serviços e realiza média de 7 mil atendimentos por mês

Por Carlos Antônio de Oliveira


O Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, completou 37 anos de funcionamento nesta segunda-feira (25), mesma data de aniversário da cidade de São Paulo, que completou 462 anos. Para comemorar, a direção da unidade, funcionários, voluntários e a comunidade realizaram, nesta terça-feira (26), uma confraternização.


A unidade, inaugurada em 1979, é referência no atendimento de pacientes para 10 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, CPTM, vítimas de acidentes nas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. Atende também moradores de outras cidades da região metropolitana. O hospital conta atualmente com 107 leitos e tem uma média mensal de 7 mil atendimentos e 500 internações.


São atendidas ainda especialidades de clínica médica, psiquiatria, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e cirurgia geral. O hospital conta com grupos atuantes: voluntariado participativo, Grupo de Humanização e Acolhimento e o Grupo de Planejamento Familiar. O Hospital de Pirituba também oferece atendimento especial para índios da etnia guarani, que habitam a aldeia do Jaraguá.

História

O início da construção do hospital ocorreu em 1977, sendo inaugurado dois anos depois. Em 1993, ocorreu a primeira ampliação da unidade, finalizada em 1996. Em 2008 foi inaugurada a AMA José Soares Hungria que, juntamente com o Ambulatório de Especialidades e uma base do SAMU, constituem o chamado “Complexo Hungria”.