Hospital Waldomiro de Paula realiza mais de 400 cirurgias ortopédicas

Inauguração de novo setor, há pouco mais de um ano, permite melhor acolhimento à população da zona Leste

Por Valéria Casolato

Com pouco mais de um ano em funcionamento, o setor de ortopedia do Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula (Planalto) realizou mais de 400 cirurgias ortopédicas de maior complexidade e que demandam maior tempo cirúrgico como politraumas graves, fraturas de ombro, cotovelo, quadril e joelho.
Graças à inauguração desse serviço especializado, ocorrido em julho de 2014, houve melhor acolhimento da população da região. O novo setor também auxiliou o atendimento que antes era direcionado ao Hospital Municipal Alípio Corrêa Netto. A área atendida abrange principalmente os bairros de Itaquera e Guaianases, regiões com aproximadamente 800 mil habitantes.

A equipe conta com dois médicos por turno, totalizando 28 profissionais, além de dez cirurgiões. “O grupo é bastante capacitado, com cursos em Boston, Las Vegas e outras cidades do exterior, incluindo especialização em artroscopia e próteses. Ainda neste ano vou participar de um curso sobre trauma em Boston. Nossa meta é nos tornarmos referência não só na região, mas em toda a rede de urgência e emergência da cidade”, afirmou o médico José Luiz Laurenti Arroyo, coordenador do setor.

Os números do Hospital Waldomiro de Paula mostram uma relevante ampliação do atendimento à população. Em 2014, o hospital realizou 30% de cirurgias a mais do que em 2013, considerando as operações de todos os tipos. Foram 1.910 operações em 2014, contra 1.471 em 2013.