Comissão de Atenção à Criança e Adolescente Vítimas de Maus -Tratos

Conheça a Rede CRIAD - Hospital Arthur Ribeiro Saboya

Devido ao grande número registrado de violência à criança e adolescente, a Clínica de Psicologia do Hospitall Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, em abril de 2004, propôs a formação da Comissão de Atenção à Criança e Adolescente Vítimas de Maus- Tratos, objetivando a criação de um fluxo para o atendimento e notificação de casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos.

Segundo a Coordenadora Valéria Trigo Araújo, "em nossa sociedade a punição física ou imposição de situações vexatórias ainda é uma prática freqüente, o responsável por “Cuidar”, quando agride utiliza a justificativa da necessidade de educar, crescendo assim os casos de crianças e adolescentes vítimas de violência que chegam à rede pública de saúde".

Para tanto em outubro, reforçando o mês das crianças com olhar à situação da infância e juventude do país, a REDE CRIAD promove capacitações técnicas, diálogos com usuários, vivências e experiências em reuniões mensais, propondo maior apropriação do território de vivência e atuação, com liberdade e responsabilidade, objetivando autonomia na reconstrução do sujeito social.