Centro de Tratamento de Queimaduras do HMCC.

Conheça a história do centro de Queimados do Hospital do Tatuapé, que é referência na cidade de São Paulo.

 

Nos anos de 1971 e 1973 aconteceram dois grandes incêndios na cidade de São Paulo, o do edifício Andraus e Joelma respectivamente com vários óbitos e pessoas queimadas. Os hospitais das Clínicas, Leão XXIII e Defeitos da Face realizaram o atendimento a essas vítimas.Como a PMSP não tinha nenhum leito para esse tipo de atendimento , foi feito um projeto e em setembro de 1975 o Hospital Tatuapé teve o primeiro Centro de Tratamento de Queimaduras do município inaugurado com 42 leitos.

Em 1989 um acidente com um avião que caiu sobre uma favela fez várias vítimas e o Hospital Tatuapé recebeu mais de 100 pacientes, desses 80 ficaram internados no Tatuapé.

O Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Municipal Dr Cármino Caricchio (Tatuapé) abrange uma área física de 1.000 metros quadrados exclusivo para atendimento ao paciente vítima de queimadura. Podemos dizer que é um hospital dentro do hospital pois possui pronto socorro, ambulatório, centro cirúrgico,UTI,recuperação pós anestésica e enfermaria num único andar.

O Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Tatuapé, referência para o município de São Paulo e municípios vizinhos, estado de São Paulo e outros estados, para todo o país e países vizinhos possui 22 leitos de enfermaria e quatro de UTI, além de dois leitos de recuperação pós anestésica. Mensalmente atende uma média de 700 pacientes no ambulatório, realiza cerca de 42 cirurgias , interna aproximadamente 42 pacientes e na urgência 200.

A equipe multiprofissional que assiste aos pacientes vítimas de queimaduras é composta por psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, além de equipe de enfermagem e cirurgiões plásticos.