Capacitação de profissionais assistenciais da saúde pela AHM auxilia na redução de mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Departamento de Gestão à Assistência (DEGAS) organiza curso de atualização de IAM , doença que era responsável em 2009 por 20% de óbitos nos pacientes infartados, na rede municipal de saúde.

Promovido no último dia 28 de novembro, para os profissionais ligados diretamente à assistência aos pacientes da rede pública municipal de saúde (hospitais, pronto socorros, pronto atendimentos e AMAs hospitalares), o I Curso de Atualização em Infarto Agudo do Miocárdio contou com a presença de 74 profissionais, entre eles 08 médicos do Programa Mais Médicos.
A capacitação desses profissionais foi promovida pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Brasileira de Cardiologia, que desde 2010, vem atuando juntamente aos órgãos de saúde municipal . Ela já apresenta resultados significativos na redução de óbitos causados por IAM , em 2009 por exemplo, a doença era responsável por 20% do total de mortes, em 2013 o número reduziu em mais de 80%.
O treinamento contínuo dos seus colaboradores é uma das premissas da AHM e é importante ressaltar que neste caso específico, ele não apresentou resultados somente na redução d mortes. Segundo Dr. Antonio Moreno, médico do DEGAS – AHM , pode-se notar também a queda significativa na taxa de ocupação hospitalar, na redução no tempo de retorno do munícipe ao trabalho e números inexpressivos de reinternação hospitalar decorrentes do infarto.
Fique atento as divulgações dos demais treinamentos promovidos pelo DEGAS – AHM e participe diretamente da melhoria destes dados.