Primeiro Fórum Interconselhos de São Paulo reúne 120 participantes com atuação regionalizada

Evento ocorreu no último sábado (25).

 

Fabricio Cobra, secretário-chefe da Casa Civil, durante a plenária.

 

Responsável por promover interações entre conselheiros com atuação regionalizada e a administração pública municipal, o primeiro Fórum Interconselhos de São Paulo (FISP) - Regionalizados 2023 ocorreu no último sábado (25). Iniciativa do 3º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo, o evento ocorreu presencialmente na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Campus Liberdade e contou com a presença de 120 participantes de todas as regiões da cidade.

Construído a partir de um esforço coletivo entre a Casa Civil do Gabinete do Prefeito (com a atuação da Coordenadoria de Governo Aberto e da Coordenadoria de Participação Social) e a sociedade civil, o Fórum Interconselhos de São Paulo (FISP) - Regionalizados 2023 recebeu também palestras organizadas pelo CADES no Fórum de Sustentabilidade do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade de São Paulo.
 

  • Confira as atividades realizadas no primeiro Fórum Interconselhos de São Paulo (FISP) - Regionalizados 2023:

- Aula: Estrutura Básica da Administração Pública Municipal
Ministrante: Nathalie Leone Marco
Nesta aula foram abordados os principais tópicos sobre a administração pública municipal, como as atribuições do Poder Executivo e a relação entre o Poder Executivo e o Legislativo.

- Aula: Mediação de Conflitos
Ministrante: Mayra Lucia Jacchieri
Buscando promover a capacitação do conselheiro mediante a compreensão das questões ambientais, a aula também ilustrou como deve ser realizada a aplicação da mediação e do diálogo consensual na gestão de conflitos na relação homem-sociedade-meio ambiente.

- Espaço Temáticas
Espaço disponibilizado para secretarias apresentarem suas principais ações para os conselheiros. Estiveram presentes equipes do movimento #TodosPeloCentro, do Governo Aberto, da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e do Orçamento Cidadão.

 

Maurício Lamano Ferreira, professor e pesquisador da Universidade Guarulhos, durante a palestra "Padrões e Processos Ecológicos em Áreas Verdes Urbanas de São Paulo: uma parceria da academia com a gestão pública" da programação de atividades do CADES.

 

- Aula: Comunicação não violenta
Ministrante: Rosemeire Aparecida Moço Vilella
A aula abordou os princípios da comunicação não violenta, identificando padrões de linguagem agressiva e suas consequências. Foram discutidas estratégias para promover a comunicação empática e construtiva, visando a resolução de conflitos e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis.

- Oficina Participativa: Construindo o Curso de Integração para Conselheiros
Ministrantes: Patricia Marques dos Santos e Pedro Henrique Junqueira Martins
A oficina teve como intuito elaborar materiais a serem incorporados num futuro curso de integração para Conselheiros a ser oferecido pela Coordenadoria de Governo Aberto.

- Boas Práticas para Conselhos em Seus Territórios
Foram apresentados e diplomados projetos realizados ou andamento por conselheiros em seus territórios.

 

Conselheiros diplomados com o "Boas Práticas para Conselhos em Seus Territórios".

 

O primeiro Fórum Interconselhos também contou com palestras do CADES, por intermédio do Fórum de Sustentabilidade do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade de São Paulo. Entre as atividades, os conselheiros puderam assistir palestras como “Sustentabilidade na Segurança Urbana”, apresentada por Elza Paulina de Souza, secretária de Segurança Urbana da cidade de São Paulo; “Ações Sustentáveis no TRE”, ministrada por Fábio Marino, Chefe da Seção de Gestão da Sustentabilidade do TRE e “Viva o Verde – Uma parceria entre a SVMA e a ONU Habitat”, com Bruna Leite, da ONU Habitat.