Prefeito assina decreto que oferece incentivos financeiros à requalificação de imóveis no centro de São Paulo

Subvenção econômica tem o objetivo de estimular a requalificação do centro da cidade com novas moradias e empreendimentos comerciais

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinará um decreto que concede subvenção econômica de até 25% do valor das obras de requalificação para empreendimentos localizados na região central da cidade, localizados na região do perímetro do Requalifica Centro, na tarde desta sexta-feira (27/10), durante a entrega do edifício Renata Sampaio Ferreira.

Esse é mais um dos incentivos lançados pela Prefeitura com o objetivo de atrair empreendedores do setor imobiliário para investirem no centro, e assim melhorar as condições dos imóveis , sejam residenciais ou comerciais na região.

“A Prefeitura não tem medido esforços para incentivar que novos moradores e comerciantes se instalem no centro de São Paulo. Esse é mais um decreto ousado do prefeito Ricardo Nunes, que tem dado prioridade, como nenhum outro gestor municipal, às questões de requalificação. Tenho certeza que esta subvenção de até 25% do valor da obras de requalificação será fundamental para que empreendimentos sejam recebam futuras intervenções”, disse o secretário da Casa Civil e coordenador do movimento #TodosPeloCentro, Fabricio Cobra.

A subvenção proposta pela municipalidade está limitada ao teto de 25% do valor da obra e para que os empreendedores e proprietários de imóveis possam ter direito a usufruir do incentivo deverá se enquadrar nas categorias de relevância urbanística previstas no decreto e demonstrem os benefícios que a obras trarão ao município, conforme os critérios estabelecidos. Uma comissão do Executivo vai avaliar cada solicitação de subvenção e os impactos positivos que cada intervenção causará para a cidade.

 

Edifício Renata

O Edifício Renata Sampaio Ferreira, primeiro empreendimento requalificado para uso após o surgimento do Programa Requalifica Centro, será oficialmente entregue nesta sexta-feira, pela incorporadora Planta.Inc, responsável pela obra.

Situado na República, no Centro de São Paulo, o edifício Renata será o primeiro liberado para uso na região após retrofit e participa da lista de imóveis aprovados pelo Requalifica Centro. O empreendimento conta com 90 vagas residenciais, além de novos espaços para programações culturais e gastronômicas, por exemplo.

Responsável pela emissão do Alvará de Aprovação e Execução de Requalificação, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) liberou neste mês o Certificado de Conclusão (Habite-se), documento que comprova a regularidade do imóvel, dado como um marco remanescente da arquitetura moderna paulista. Juntas, tais documentações viabilizam as ações previstas no Programa Requalifica Centro (Lei 17.577/2021), que tem como foco a aprovação dos pedidos de requalificação de edificações (retrofit) na região central da Cidade de São Paulo.