São Paulo avança na requalificação do centro com concessão do Edifício Martinelli

Iniciativa integra o #TodosPeloCentro, que coordena as ações de transformação

Prédio icônico, Edifício Martinelli será transformado em espaço gastronômico e de lazer


A Prefeitura de São Paulo deu mais um passo importante para a requalificação do centro histórico da cidade com a assinatura na tarde desta sexta-feira (16 de junho) da concessão do Edifício Martinelli, primeiro arranha-céu da capital que será transformado em um novo espaço cultural, gastronômico e de lazer. A iniciativa integra o #TodosPeloCentro, que coordena ações para a transformação no Centro de São Paulo.

“Estamos colocando nossa cidade em outro patamar, com a valorização do nosso patrimônio histórico e estimulando a geração de empregos que é o que vai combater as desigualdades. São Paulo se fortalece como cidade acolhedora, da diversidade e da geração de empregos”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

O secretário da Casa Civil e coordenador da iniciativa #TodosPeloCentro, Fabricio Cobra, destacou o esforço do governo em garantir um novo centro para São Paulo e a importância do diálogo com vários segmentos da sociedade:

“Recentemente foram anunciadas várias medidas para ajudar a resgatar o protagonismo do centro de São Paulo, como o PIU Setor Central e Requalifica. Esforço igual ao do prefeito Ricardo Nunes nunca foi visto antes na cidade”.

São objetos da concessão o terraço localizado no 26º andar, os andares 25º, 27º e 28º do edifício, além da loja 11, no piso térreo. Ao todo, são 2.570 m² de área a ser concedida pelo período de 15 anos. A proposta do Grupo Tokyo, vencedor da licitação do espaço, prevê a instalação de um café no piso térreo, com bilheteria e loja de produtos sobre o local, além de um museu e um restaurante no 25º andar. Já para o terraço, no 26º, 27º e 28º andares, o grupo pretende fazer um observatório e um espaço para shows, eventos e mais um bar e restaurante.

O Terraço Martinelli é uma das coberturas mais icônicas da cidade, lugar de muita história e arquitetura única na região central. A concessão possibilitará ainda o restauro dos espaços, a implantação de melhorias de acessibilidade, segurança e zeladoria e implementação de serviço de visitação pública. Todas as intervenções deverão respeitar os parâmetros urbanísticos, edilícios e de tombamentos vigentes, garantindo acessibilidade universal.

Com inspiração em lugares ao redor do mundo, como o Empire State Building e o Top of the Rock, no Rockefeller Center, em Nova Iorque; a Torre Montparnasse, em Paris; o Observatório At the Top, no Burj Khalifa, em Dubai; a Torre de TV, em Berlim; e o Tokyo Tower Skytree, em Tóquio, o objetivo da concessionária do espaço é estimular a presença do público para visitação, além de uma programação cultural e gastronômica durante todo o dia e noite.