Cata-Bagulho

Confira a programação de 2020-2021

 

Clique para acessar o Calendário Digital

 

Operação Cata-Bagulho

O que é?

O Cata-Bagulho é uma ação gratuita, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as Subprefeituras, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, entre outros itens, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 15 mil em caso de flagrante.

Nas datas marcadas, o caminhão da coleta passa pelas ruas do setor e recolhe os materiais que os munícipes deixam nas calçadas.

O que eu posso descartar?

- Móveis velhos (camas, armários, sofás, etc)
- Colchões
- Eletrodomésticos quebrados
- Pedaços de madeira e metal
*Serviço disponível apenas na Subprefeitura Lapa.

O que não será recolhido pelo Cata-Bagulho?

- Entulho
- Lixo domiciliar
- Rejeitos de jardinagem
- Alimentos
- Lixo eletrônico (computadores, celulares, baterias, notebooks, etc)
- Pneus

Quando o Cata-Bagulho vai passar na minha rua?

Na Subprefeitura Lapa, as operações acontecem semanlmente, entre 10 e 14 horas. É importante ressaltar que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Estas mudanças serão sempre informadas nos canais de comunicação da Subprefeitura.

Que horas devo colocar o meu resíduo na calçada?

Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes precisam colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência, ou seja, até às 09 horas.

Se preferir posso levar o meu resíduo até um ponto de descarte?

Você pode levar o material em desuso a um dos ecopontos espalhados pela cidade. Neles você pode entregar voluntariamente pequenos volumes de entulho (até 1m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc) e resíduos recicláveis.

Nos Ecopontos da Lapa, além dos itens descritos no parágrafo anterior, podem ser entregues resíduos eletrônicos. Além disso, caso prefira, o munícipe pode agendar a retirada do resíduo eletrônico no site da Coopermiti, cooperativa parceira da Prefeitura, no link http://www.coopermiti.com.br/agendamento/

Os pneus não podem ser levados ao ecoponto. É preciso aguardar a data em que o caminhão do Cata-Bagulho vai passar na sua rua.

Onde ficam os ecopontos da Lapa?

Eco Ponto Viaduto Antártica - Avenida Antártica, esquina com Rua Gustavo Willi Borghoff
Eco Ponto Vila Jaguara - Rua Agrestina, esquina com Marginal Direita do Tietê.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para a Subprefeitura Lapa por meio da página https://www.facebook.com/subprefeituralapa/, ou envie um e-mail para lapa@prefeitura.sp.gov.br.

Ajude a divulgar!

Quanto mais pessoas descartarem corretamente os seus resíduos, melhor para a cidade e o planeta! Faça aqui o download do nosso folder e divulgue para seus amigos e vizinhos. 

Acesse aqui para visualizar a programação completa de 2020/2021. 

Confira abaixo, as vias que são contempladas por cada setor:

Setor 01
Setor 02
Setor 03
Setor 04
Setor 05
Setor 06
Setor 07
Setor 08
Setor 09
Setor 10
Setor 11
Setor 12