Prefeitura realiza mutirão para reduzir o número de desempregados na cidade

Programação pelo Dia do Trabalho reúne diversas atividades para recolocação no mercado de trabalho, geração de renda e capacitação profissional

A Prefeitura de São Paulo deu início nesta sexta-feira (29) a Semana do Trabalho que vai até dia 6 de maio com ações de empregabilidade, qualificação profissional e geração de renda por ocasião do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de Maio.

O prefeito Ricardo Nunes esteve no Cate Central para a abertura do mutirão de emprego para o preenchimento de mais de 700 vagas de emprego nas áreas do comércio e serviços, saúde e construção civil em todos os níveis de escolaridade. Foram mais de 20 mil pré-inscritos e 5 mil candidatos convocados para entrevistas em 15 Cates.

Para o prefeito, esse mutirão é mais uma ação da Prefeitura em busca de gerar emprego e renda parta a população de São Paulo. “Estamos empenhados em arrumar emprego a quem precisa. No ano passado, foram preenchidas 336 mil vagas de trabalho na cidade. São Paulo está dando respostas a esse problema, mas temos ainda 800 mil desempregados e esse mutirão vem facilitar a seleção dos trabalhadores”, afirmou Nunes.

 

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, a Prefeitura trabalha pela retomada do desenvolvimento econômico da cidade. “Nessa Semana do Trabalho teremos o encaminhamento de candidatos para 108 empresas que usam os serviços do Cate. Aqui com certeza as vagas de emprego chegam até quem mais precisa”, disse Aline

Até o dia 6 de maio, os trabalhadores terão acesso a diversas atividades gratuitas promovidas pela SMDET a fim de ampliar as oportunidades de inserção no mercado. Nesta sexta-feira, a comunidade de Paraisópolis recebe o Cate Móvel, integrando ações de empregabilidade na comunidade. No local, quem passar pelo serviço poderá também se cadastrar para vagas de emprego e contar com a equipe técnica da Prefeitura para sanar dúvidas sobre mercado de trabalho.

“Nos últimos dois anos com o agravamento da pandemia, voltamos nossas ações para atividades on-line, agora com a população amplamente vacinada e o avanço da retomada econômica poderemos promover ações presenciais a fim de ajudar os trabalhadores da cidade na recolocação e geração de renda”, salienta a secretária. “Serão abertos também novos cursos voltados às necessidades das empresas como na área de tecnologia, uma forma de preparar mão de obra qualificada para ocupar vagas em uma das áreas que mais necessitam de profissionais. O público poderá contar ainda com nossa equipe técnica nas orientações rápidas em oficinas sobre mercado de trabalho com os Cates Móveis pelos bairros da capital”, conclui.

Qualificação profissional

No dia 2 de maio serão abertas inscrições pelo Portal Cate para 1.000 vagas do programa Bolsa Tech, voltadas a jovens com idades entre 16 e 20 anos. A formação profissional na área de programação de computadores contará com auxílio de R$ 627,21, durante seis meses, totalizando um investimento de mais de mais de R$ 3 milhões da Prefeitura para a realização do programa.

Para capacitar os trabalhadores da cidade de São Paulo, a Ade Sampa e a Fundação Paulistana, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, contarão com uma programação de oficinas e cursos em maio. Além da qualificação profissional, as oficinas têm como objetivo apoiar a geração de renda dos trabalhadores, sejam por meio do empreendedorismo ou do mercado formal.

Em comemoração aos 18 anos da Fundação Paulistana, a entidade vai disponibilizar a partir de maio mais de 6 mil vagas em cursos nas áreas de gastronomia, serviços, saúde, tecnologia e sustentabilidade.
O Portal do Cate dispõe de mais de 100 opções de cursos gratuitos ao usuário. A plataforma, que possui mais de 200 mil usuários cadastrados, é abastecida constantemente com novos cursos e dicas de inspiração, proporcionando uma experiência diferenciada ao usuário através de textos, podcasts e vídeos dinâmicos. Acesse – www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

Artesanato e Manualidades

Pensando nos trabalhadores paulistanos que encontraram no artesanato uma nova forma de geração de renda, a Prefeitura de São Paulo abre um novo processo de inscrições para o Mãos e Mentes Paulistanas.

O programa, gerido pela SMDET, tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. A iniciativa promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local.

As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar todos os serviços e recursos oferecidos é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas.

É possível realizar o credenciamento on-line pelo link: www.prefeitura.sp.gov.br/maosementes. Após a inscrição no site, a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas entrará em contato com o artesão para agendar o teste de habilidade, que será fundamental para comprovar a técnica do artesão.

Depois do teste de habilidades, os artesãos credenciados estarão aptos a participar de feiras e eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo e por parceiros. Além disso, os participantes do programa também podem se inscrever para cursos de qualificação, que são oferecidos gratuitamente com foco no impulsionamento dos negócios, e para comercializar os seus produtos em um dos dois quiosques fixos do programa. O primeiro está localizado dentro do Shopping Center Norte, na zona norte da capital. Já o segundo está instalado no Mercadão das Flores, zona oeste.