SPObras entrega novas obras no Autódromo de Interlagos

Tudo pronto para mais um Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo!

Nesta quarta-feira, (04), a Prefeitura de São Paulo entrega a 2ª. fase das obras que vêm modernizando o Autódromo de Interlagos, hoje uma referência internacional no circuito da Fórmula 1.

Secretário de Infraestrutura, Roberto Garibe, apresenta as novas instalações do Autódromo para o prefeito e para a vice prefeita

As obras de reforma e adequação do Autódromo de Interlagos foram iniciadas em 2014, com a reforma e o recapeamento integral da pista oficial do circuito, incluindo a adequação geométrica da entrada e saída dos boxes (“pit entry road & pit exit road”), que solucionaram alguns problemas de segurança que persistiam no traçado de Interlagos, propiciando também a ampliação da área de escape (“run-off area”) da curva 2 (também conhecida como “S” do Senna).

Essa obra foi fundamental na competição. As excelentes condições de aderência do pavimento propiciou a redução no tempo de volta da competição e o aumento da velocidade máxima do Circuito, fatos únicos no Campeonato Mundial de Fórmula 1, desde a adoção dos motores com turbo-compressor.

Foi graças à aderência do novo asfalto de Interlagos e às mudanças na entrada e saída dos boxes que a marca de Rubinho Barrichello foi superada depois de dez anos. Na tomada oficial de tempo, a “pole position” de Nico Rosberg, com o tempo de 1min10s023, superou a marca de 1min10s646 que Rubinho estabeleceu no treino oficial para a corrida de 2004, com a Ferrari.

Estas modificações proporcionaram também que se estabelecesse duas novas marcas de velocidade final na reta dos boxes (338 km/h) e na reta oposta (333 km/h). As marcas anteriores eram, respectivamente, 326 km/h e 323 km/h.
A qualidade obtida no recapeamento integral da Pista Oficial do Circuito foi alcançada pela adequada qualificação e capacitação das equipes de pavimentação, mediante a execução de um trecho teste, como já determinavam as especificações técnicas encaminhadas pela organização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Outra obra de grande importância para o autódromo de Interlagos foi a reforma do kartódromo. A pista do kartódromo se encontrava muito precária e foi natural a escolha deste local para qualificação e capacitação das equipes de pavimentação, resultando num novo pavimento que restabeleceu as condições de uso do kartódromo, como pôde ser observado ao longo deste ano.
Todavia, as obras de reforma e adequação do autódromo de Interlagos ainda estão em desenvolvimento.

Serão entregues em 2015:

Edifício de Apoio (“Team Building”)

O edifício de apoio (“team building”), que compreende uma construção térrea com 4.000m2, está destinado à acomodação das estruturas técnicas das equipes de competição e das entidades desportivas, englobando ainda algumas instalações de apoio, tais como: dois núcleos de sanitários; catracas de acesso aos boxes; gases industriais; ar comprimido; etc. Nesta primeira etapa das obras, o edifício de apoio conta com 80% de suas instalações executadas, sendo que os 20% restantes estão atrelados à segunda etapa das obras (2016), juntamente com a adequação do edifício dos boxes (“pit building”).

A construção do edifício de apoio visa atender à principal demanda dos eventos, possibilitando a acomodação adequada das equipes de competição. Além disto, a concepção modular desta construção, sem divisão fixa entre os espaços, possibilita uma ocupação mais dinâmica das instalações, abrindo novas oportunidades de utilização desta área ao longo do ano, pela administração doAutódromo.

Sob esta mesma ótica, foi ampliado o Paddock (área livre na retaguarda dos boxes), aumentando sua largura, assegurando uma circulação com 10 metros de largura livre. Com a ampliação, mais de quatro mil pessoas poderão circular nesta área, sem problemas e com segurança.

Edifício de Apoio

Galeria de serviços

A construção e modernização da nova galeria técnica de serviços é um dos principais diferenciais que o autódromo de São Paulo está oferecendo às competições. Pela galeria passará todo o cabeamento que dará vida ao autódromo como cabos de energia e de dados independentes e com fornecimento próprio e ligações hidráulicas. Dessa forma, se houver um blecaute na cidade, por exemplo, o autódromo conseguirá prosseguir com o evento sem nenhum prejuízo.

Centro Operacional

O Centro Operacional terá 3.500 m2 divididos em seis pavimentos, assim distribuídos:

• um pavimento térreo, onde estão implantados quatro novos boxes, destinados às instalações técnicas das competições. Nestes boxes serão instalados aferição e controle das provas, bem como, as equipes técnicas das entidades desportivas;

• dois pavimentos superiores destinados à ocupação multiuso, tanto pelas instalações técnicas das competições como também área de convidados na realização de eventos;

• três pavimentos inferiores (embasamentos), destinados às estruturas administrativas das entidades desportivas, algumas áreas operacionais para apoio aos eventos e todo aparelhamento de entrada de energia, telefonia e dados.

Centro Operacional

Obras que serão entregues em 2016

Edifício dos Boxes (“Pit Building”)

Aos vinte três boxes existentes, será construído mais um módulo, nas mesmas dimensões, e haverá aumento do teto dos boxes atuais que passarão a ter pé-direito de 3,86 metros, o que possibilitará melhor acomodação e segurança das equipes de competição.
A estes 24 boxes se somarão os quatro novos boxes do Centro Operacional, totalizando 28, o que representa um aumento de 15% na área disponível destas instalações.
Complementando a adequação do edifício dos boxes, serão modernizadas todas as instalações elétricas e hidráulicas e será implantada toda infraestrutura necessária às instalações de telefonia, dados e monitoração.
No pavimento superior, imediatamente acima dos primeiros boxes, será implantado o “race control”, incluindo todas as instalações de apoio e demais áreas necessárias como escritórios, “podium”, cronometragem, etc.

Terraço ou “Paddock”

Ao longo de toda área remanescente do pavimento superior, será implantado ainda o “paddock”, para melhor acomodação de público; bem como as necessárias instalações de cozinha e sanitárias. Essa área receberá uma moderna e elegante cobertura de membrana e telha metálica, de 10 mil metros quadrados, que cobrirá toda a área posterior aos boxes.

Cobertura do Paddock

Imprensa (“Media Center”)

As obras de reforma e adequação do autódromo compreendem também uma área específica para os profissionais de imprensa. O antigo centro administrativo será completamente reformado e transformado em sala de imprensa com instalações modernas e adequadas aos jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, com toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento de seu trabalho.

Visão geral dos novos edifícios

Acessibilidade

As obras de acessibilidade foram fundamentais na modernização do autódromo, contribuindo para colocá-lo entre os cinco melhores do mundo.

No Setor A foi feita a regularização e adequação de todos os portões e plataformas para cadeirantes, com acompanhantes, bem como no kartódromo. Foram ainda implantados elevadores, guarda-corpo e corrimãos, feitas as regularizações de acessos, adequação de rampas, escadas, sinalização tátil e construção e adequação de sanitários.

 

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Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 04/11/2015