Secretaria de obras trabalha na contenção das margens do Córrego Guaratiba, em Guaianazes

Área era classificada pela defesa Civil como risco R3 e R4; Cerca de 300 famílias são beneficiadas pelas ações

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), segue empenhando todos os esforços para garantir a segurança e bem-estar dos paulistanos, principalmente nas áreas mais periféricas. No Córrego Guaratiba, em Guaianazes, a Prefeitura atua na contenção de 240 metros de margens, protegendo assim a estrutura de aproximadamente 300 moradias. A Prefeitura está investindo R$ 12,8 milhões na intervenção.

A obra teve início em outubro de 2023, após vistorias da Defesa Civil, da Subprefeitura da região e de engenheiros da SIURB, apontarem o risco iminente de colapso das margens do córrego. A situação colocava em perigo a vida dos moradores do entorno, além de afetar a estabilidade das fundações dos imóveis. Pela Defesa Civil, a área era classificada com risco geológico R3 e R4.

A SIURB agiu de imediato, escorando todo o trecho afetado, o que garantiu a estabilidade do solo. O prazo contratual para conclusão das obras é outubro deste ano. Atualmente, estão em andamento a fundação das “estacas raiz” e a cravação de perfis metálicos. Posteriormente, a contenção definitiva será feita por meio de placas de concreto armado.

Assessoria de Comunicação - SIURB