Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Córrego Itaqueruna, em São Miguel Paulista

Ação visa garantir a segurança dos moradores e das residências no entorno do córrego; O local era considerado área de risco pela Defesa Civil

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), segue trabalhando nas ações de contenção e margens de córregos e de encostas para garantir a segurança de todos os paulistanos. Dentro dessas ações, foi realizada a recuperação das margens do Córrego Itaqueruna em São Miguel Paulista, na Zona Leste da Cidade. O local, era classificado como área de risco geológico R3 pela Defesa Civil.

Vistorias realizadas pela Defesa Civil, Subprefeitura e por técnicos da SIURB, atestaram a necessidade de intervenções no córrego. As obras foram executadas entre março e novembro de 2023. Os trabalhos foram finalizados cerca de três meses antes do prazo contratual, o que reforça o compromisso da gestão em agir com rapidez e responsabilidade em casos onde há risco para a vida dos munícipes. A Prefeitura investiu R$ 18,2 milhões nas obras.

As vistorias realizadas apontaram o avanço da erosão nas margens do Córrego Itaqueruna e o solapamento de trecho da Avenida Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti. A situação impedia que os veículos circulassem pela via, além de impedir o acesso dos moradores às suas casas. A SIURB agiu de imediato, afastando o risco de novos deslizamentos e estabilizando as margens do córrego. Cerca de cinquenta famílias foram beneficiadas pela intervenção.

Ao todo, foram executados 85 metros de recuperação das margens e mais 235 metros de pavimentação no encontro das avenidas Nordestina e Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti.
Todos os pontos de erosão foram recuperados e o trecho recebeu novo asfalto, permitindo acesso total para os moradores da região e motoristas que utilizam a via. A SIURB também executou a instalação de novo gradil no entorno do Córrego Itaqueruna, garantindo a segurança dos pedestres.

Assessoria de Comunicação - SIURB