Secretaria de Obras trabalha na recuperação do sistema de drenagem do Córrego Água Espraiada, na Zona Sul

Desde 2021, já foram executadas outras cinco intervenções para contenção de riscos no córrego

Nesta quinta-feira (16), junto com o Prefeito Ricardo Nunes, e o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, vistoriamos o andamento das obras para contenção de riscos no Córrego Água Espraiada, localizado na subprefeitura do Jabaquara, Zona Sul da cidade. Com investimento de R$21,3 milhões, o prazo contratual para conclusão das obras é julho de 2024. As intervenções vão beneficiar mais de 223 mil moradores da região.

As ações foram necessárias após uma vistoria realizada por técnicos da SIURB, juntamente com a Defesa Civil e a Subprefeitura, constatar a instabilidade das margens do córrego, devido ao avanço do processo erosivo no local. Nesses casos, para preservar a integridade das residências do entorno, bem como a segurança da população, a Secretaria atua imediatamente para conter a gravidade da situação e estabilizar o solo.

No momento, os trabalhos estão concentrados na contenção das margens do córrego. Em uma segunda etapa, serão realizadas a recuperação das tubulações e a recomposição do pavimento da Rua Marapés, com a implantação de bocas de lobo, canaletas, guias e sarjetas, que irão auxiliar no escoamento das águas. Ao todo, as obras se estendem por 600 metros, entre as Ruas Guian, Corruíras e Rosália de Castro.

Obras no córrego água Espraiada

No córrego Água Espraiada, a SIURB já concluiu as obras para recuperação das margens e estabilização de taludes em outros cinco trechos ao longo do canal, enquanto que outros dois pontos do córrego estão em andamento. As intervenções concluídas estão localizadas nas Ruas Wilson Pereira de Almeida, Rishin Matsumuda, Alba, Rodolfo Garcia, Atos Damasceno, Middlin, Henrique, Franklin Magalhães, Dr. Alcides de Campos e Av. Muzambinho. Já na Av. Hélio Lobo e na Rua Guian, os serviços seguem a todo vapor. Com os trechos em andamento, a gestão municipal já investiu R$84,1 milhões nos serviços, que contemplam, aproximadamente, 2,7 km de novas margens para o córrego.

Assessoria de Comunicação - SIURB