Ações da Prefeitura de São Paulo são destaque no 64° Congresso Brasileiro do Concreto

Encontro reúne as principais empresas e profissionais da construção civil

Duas importantes ações da Prefeitura de São Paulo foram destaque no 64° Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 18 e 21 de setembro. Durante o encontro, que reúne as principais empresas e profissionais da construção civil, incluindo representantes do exterior, foram apresentadas a exitosa ação da gestão municipal no incêndio do Edifício Comércio e Indústria, em 2022, na região da 25 de Março, além do extenso programa de recuperação de pontes e viadutos da cidade de São Paulo, que hoje conta com mais de mil estruturas cadastradas.

As ações da Prefeitura de São Paulo são pautadas sempre para levar bem-estar e qualidade de vida para a população, além de garantir o dinamismo de uma metrópole do tamanho de São Paulo. Em julho de 2022, tendo isso em vista, a gestão municipal tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos pedestres, comerciantes e motoristas que passavam pela região da 25 de Março, quando um edifício comercial de dez andares foi atingido por um incêndio na Rua Adbo Schahin.

Após se reunir com os proprietários do edifício, e com o aval da Procuradoria Geral do Município (PGM), a Prefeitura iniciou as atividades para mitigar os riscos de desabamento do edifício, e garantir o pleno funcionamento da região da 25 de Março, que conta com mais de 2.800 lojas e por onde passam, todos os dias, mais de 300 mil pessoas.

As ações emergenciais, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), focaram no escoramento da estrutura do edifício, análise de sua estabilidade (por meio de ensaios técnicos realizados em amostras de aço e concreto), além da remoção de entulho e demolição de partes da estrutura que corriam risco de desabar. Após mitigar todos os riscos de colapso do edifício, e garantir a segurança do comércio da região, os proprietários reassumiram o edifício para execução das obras complementares. Importante destacar que os cofres públicos serão ressarcidos por todo o investimento feito na ação.

Outra iniciativa da Prefeitura que garante o bom funcionamento da cidade e, principalmente, a mobilidade urbana, é o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, que também foi destaque na 64° Congresso Brasileiro do Concreto. O programa instaurou uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e prolongando a vida útil das estruturas. Ao abrir várias frentes de trabalho, a Prefeitura proporciona ainda outros benefícios para a cidade, como possibilitar a criação de 7.250 empregos diretos e outros 36.250 indiretos até 2024.

Recentemente, foram assinadas as ordens de início de 25 obras em pontes e viadutos da cidade, com investimento de R$ 123,6 milhões. No total, a Prefeitura está aplicando R$ 1,87 bilhão no maior Programa de Recuperação e Manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da história da capital.

O programa tem como foco inspeções e manutenções periódicas preventivas e corretivas, além da recuperação completa dessas vias afetadas pelo desgaste natural do tempo e pelo crescente tráfego de veículos, principalmente os pesados.

Equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, estão destacadas para este programa e são responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificando problemas e propondo soluções adequadas para cada caso, garantindo a qualidade nas intervenções.

Assessoria de Comunicação - SIURB