Secretaria de Obras trabalha na recuperação das margens do córrego Rio Verde, na Zona Leste

Intervenções beneficiam mais de 204 mil pessoas em Itaquera

Nesta quinta-feira (5), junto com o Prefeito Ricardo Nunes, e a secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Adriana Boggio, visitamos as obras para contenção de riscos no córrego Rio Verde, em Itaquera, na Zona Leste. Os serviços tiveram início em maio deste ano e serão concluídos em breve. Estão sendo investidos R$ 28,3 milhões nas intervenções, e quando concluídas, as obras irão beneficiar os mais de 204 mil moradores no distrito de Itaquera.

 Córrego Rio Verde, em Itaquera, na Zona Leste

Em vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Obras, foi identificado o avanço do processo erosivo ao longo das margens do córrego Rio Verde, o que comprometia as fundações dos imóveis do entorno, além de prejudicar o escoamento das águas, provocando alagamentos em períodos chuvosos. Para conter a gravidade da situação, a SIURB deu início às obras de contenção das margens do córrego, o que garante a estabilidade do solo, assim como a tranquilidade da população.

Os trabalhos acontecem no trecho de 280 metros entre a Avenida Itaquera, altura do nº 7.884, paralela às Rua Tomazzo Ferrara, Antônio Soares Lara e Barra de Guabiraba. No momento, estão sendo executadas as instalações de canaletas, para melhorar o escoamento das águas, e a instalação de gradis metálicos, para promover a segurança do local. As intervenções também contemplam a implantação de paisagismo no entorno do córrego, e a pintura da passarela utilizada pelos moradores para realizarem a passagem sobre o leito.

Intervenções no bacia do córrego Rio Verde

Com investimento de R$ 149,5 milhões, a SIURB já concluiu seis obras para contenção do solo e estabilização de talude no córrego Rio Verde, enquanto que outros quatro trechos estão em andamento. Ao todo, 2.455 metros das margens do Rio Verde foram recuperados.

Assessoria de Comunicação - SIURB