Secretaria de Obras encerra 2022 com importantes entregas para a Cidade

Com benefícios para mais de 8 milhões de pessoas, ações representam um investimento de R$ 3 bilhões

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a SPObras trabalham juntas para aprimorar cada vez mais a infraestrutura da Cidade, levando até a população mais qualidade de vida e serviços públicos de excelência.

Desde o começo do ano, demos início a 448 intervenções. No mesmo período, a Secretaria entregou 422 obras para os paulistanos. As intervenções sob a responsabilidade da Secretaria de Obras representaram em 2022 um investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões na infraestrutura da Cidade, gerando até 43 mil empregos no setor da construção civil. Espalhadas por todas as regiões da cidade, as ações da SIURB beneficiam mais de 8 milhões de pessoas.

Para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade, somente em 2022 realizamos a recuperação de aproximadamente 4.500 metros de galerias subterrâneas, além de recuperarmos mais de 12 mil metros de margens de córregos. Também estamos executando importantes obras de macro drenagem na bacia do Aricanduva, no Morro do S, no Ribeirão Perus e Córrego Dois Irmãos.

Na área da Educação, neste ano concluímos as coberturas mais de 70 quadras e a reforma de 236 escolas da rede municipal. Agora, estamos trabalhando nas reformas de 26 CEUs, e planejando novas contratações de obras.

A SIURB e a SPObras também deram início à intervenções no sistema viário, como a requalificação da Avenida Santo Amaro; reformas de equipamentos de assistência social, como o CTA Boracea e o CAE Casa Verde; na Saúde, a Secretaria entregou a UPA Parelheiros, e está executando a reforma do CER Penha; novas unidades do Descomplica SP estão em andamento, senod que a unidade Cidade Tiradentes foi entregue este ano; dentro do Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos, a SIURB concluiu em 2022 a recuperação do Viaduto Bresser, e hoje 22 obras simultâneas estão em andamento dentro do programa; foram iniciadas as obras de requalificação dos calçadões do Centro, que irão transformar a região por onde passam mais de dois milhões de pessoas todos os dias;

Planejamento

Em 2022 a SIURB concluiu os projetos dos córregos Antonico, Malagoli, Diniz, Alto da Boa Vista e Boqueirão. Também neste ano, a Secretaria realizou a publicação das Ações Prioritárias do Plano Diretor de Drenagem da Cidade, que norteia a implantação de novas obras de combate às enchentes na Capital. Outra importante publicação da Secretaria foram seis novos cadernos de drenagem, que trazem detalhes sobre a atual situação das bacias hidrográficas do município e propostas de intervenções para contenção das cheias.

Em 2023, a SIURB e a SPObras serão responsáveis pela execução de um grande pacote de obras de mobilidade urbana, que conta com os BRTs Aricanduva e Radial, além de requalificação de corredores e construção de novos terminais. Também terão continuidade os trabalhos de construção de novos reservatórios para contenção de cheias e novos trechos de importantes canalizações de córregos.

Assessoria de Imprensa - SIURB