São Paulo tem a tarde mais quente do inverno

Segundo dados do CGE foram 29,7ºC de média

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Cidade de São Paulo, a tarde da última quarta-feira (09) foi a mais quente do inverno, com temperatura máxima de 29,7ºC em média, e umidade relativa do ar em 32,4%. Anterior a este dado, a tarde mais quente do inverno havia ocorrido ontem, na terça-feira (08) quando os termômetros marcaram 28ºC de média na Cidade.

“O tempo seco dificulta a dispersão dos poluentes, favorecendo tardes quentes, secas e com baixa umidade relativa do ar, uma característica comum nesta época do ano”, explica o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

A tarde mais seca do ano, segundo dados do CGE, ocorreu no dia 18/02 com 29,9% na Cidade, já a mais seca do inverno, ocorreu no dia 02/08 com 31,1% de média.

Com relação as chuvas, após os 13,1mm computados no dia 13/06, os dias três, quatro e cinco de agosto, juntos registraram 4,4mm, sendo que a média esperada para o mês é de 27,2mm.

Um sistema frontal de fraca atividade que se propaga pelo oceano, deve amenizar as temperaturas nos próximos dias na capital paulista. “Os ventos úmidos que passam a soprar do mar causam aumento de nebulosidade e declínio das temperaturas. Não há previsão de chuvas significativas, porém estas condições servem para melhorar a qualidade do ar e elevar os índices de umidade relativa do ar”, comenta Pantera.

Na quinta-feira (10) os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam muita nebulosidade e declínio das temperaturas, mas podem ocorrer períodos de sol no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 13ºC e máximas que não devem superar os 21ºC. Esperam-se apenas chuviscos que devem se concentrar entre o final da tarde e à noite, principalmente nos trechos de serra.

A sexta-feira (11) ainda começa com muita nebulosidade e sensação de frio, mas o sol retorna entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 11ºC e máximas em torno dos 22ºC. Não há previsão de chuva.