Refletindo Hábitos Alimentares pela Perspectiva da CNV - virtual

topo

Refletindo Hábitos Alimentares pela Perspectiva da CNV - virtual 

Dias: 23/02/2024 a 19/04/2024 ; sexta-feira
Horário: 09h às 12h

Inscrições encerradas

Descrição

Objetivos Gerais: Utilizar os princípios e práticas da Comunicação Não-Violenta como recurso para promover o autoconhecimento, e a reflexão sobre hábitos de consumo e sustentabilidade. Objetivos Específicos: Compreender o que motiva nossas escolhas de consumo, quais julgamentos, sentimentos e necessidades estão atrelados a alimentação e consumo, refletir sobre alternativas para melhoria da qualidade de alimentar mediante a redução de impactos do consumo e promoção de comércio justo.

Conteúdo Programático

Resgate da história pessoal com relação à alimentação. Introdução aos conceitos básicos da Comunicação Não-Violenta: sentimento, necessidade, estratégia e suas relações com o tema da alimentação e Atividade lúdica com o Jogo Alimentrix. Exibição do documentário Muito Além do Peso e discussão sobre alimentação e consumo consciente. Atividade de Arteterapia: Mandala de Frutas. Dicas de alimentação saudável, introdução aos conceitos sobre veganismo, vegetarianismo e questões ambientais, de saúde e sustentabilidade associadas à alimentação. Refletindo sobre alimentos orgânicos, vegetarianismo, veganismo, alimentação sem gluten e sem lactose, equilíbrio ambiental e saúde.

Referência Bibliográfica

DAWSON, Jonathan; NORBERG-HODGET, Helena; JACKSON, Ross. Economia de Gaia: Viver bem dentro dos limites planetários. Editora Roça Nova, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
GOLEMAN, Daniel, Inteligência Ecológica. Elsevier Editora, 2009.
LEU, Luci. Nonviolent Communication Companion Workbook: A Practical Guide for Individual, Group, or Classroom Study. PuddleDancer Press, 2003.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos do humano–Do patriarcado à democracia. 2004.
BROWN, Molly; MACY, Joanna. Coming back to life. New Society Publishers. 2018.
ROGERS, Carl Ransom. Um jeito de ser. EPU, 2007.
ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. In: Psicologia e Pedagogia. Martins Fontes, 1982.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação NãoViolenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Agora, 2006

Facilitação

Marina Di Martino Roberto

Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática. Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP e em Pedagogia Social pela FE-USP. Co-criadora e administradora da extinta Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação Não-Violenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas.
 

Coordenação

Cerise Goldman Batistic

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: público em geral

Vagas: 40 pessoas por atividade

 

Dias: 23/02/24; 08/03/24; 22/03/24; 05/04/24 e 19/04/24

Horário : 09h às 12h

Local:  Microsoft Teams.

Inscrições encerradas

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •