Programação Especial da Virada Sustentável


 

 Clique nos links abaixo e veja cada atividade!

V Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora
Aventura Ambiental
Banho de Parque
Plantão da Escola Municipal de Jardinagem
Oficina “Projeto Ambientação” ensina metodologia para disseminar práticas sustentáveis
Exibição: Sessão Ecofalante
Oficina de Mandalas
Aula de Corporalização Integrativa
BorboleSER: Experimentando Futuros - Oficinas Experienciais
Chá das 5 - O resgate do hábito histórico e saudável
Planejando Uma Vida Mais Sustentável
Mindfulness - A Atenção Sustentável – SoulFlow MIndfulness
Workshop Despertando o Sonhador
Observações do Sol
Sessões de Cúpula


LOCAL: SEDE DA UMAPAZ


 

V Seminário Educação Ambiental Semeando a Cidade Educadora

Sobre: O V Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, parte integrante da Programação da Virada Sustentável, se propôs a investigar como a Agenda 2030 pode ser aliada de uma Cidade Educadora e Sustentável. Para isso, a programação se lança a uma leitura crítica e transdisciplinar da Agenda 2030, apresentando reflexões que buscam romper com a fragmentação e especialização que caracterizam a ciência moderna.

Partindo de um olhar complexo e integrador sob a realidade, a proposta é que este encontro colabore na aplicação desta agenda na cidade, questionando-a como oportunidade de ampliação de articulações intersetoriais e participação social.

Para nos ajudar neste questionamento, teremos quatro convidados:
Rose Inojosa, comunicóloga e diretora da UMAPAZ apresentará a Agenda 2030 sob a perspectiva da Educação Ambiental e da UMAPAZ.
Clotilde Perez, livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP trará a discussão dos riscos da fragmentação para a construção de respostas complexas.
Pedro Jacobi, Sociólogo, Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo, editor de Ambiente e Sociedade, virá nos ajudar a responder a questão de como os ODS, quando vistos pela lógica da complexidade, podem ser potenciais de transformação do espaço urbano visando uma cidade mais sustentável e educadora.
Mariana Noronha virá contar a experiência do ODSlab, uma iniciativa da Agenda Pública e da Estratégia ODS para a solução de problemas públicos complexos a partir da cooperação entre governos, empresas e sociedade civil.

Data: 25 de agosto de 2017, sexta-feira
Horário: das 9h às 13h
Público: aberto a interessados
Vagas: 80 pessoas
Coordenação: Débora Pontalti e Lia Salomão (UMAPAZ) e Raiana Ribeiro (Cidade Escola Aprendiz)
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas




Oficina “Projeto Ambientação” ensina metodologia para disseminar práticas sustentáveis


Sobre: A oficina vai transmitir aos participantes a metodologia do “Toyota Business Practices” (TBP), ferramenta de solução de problemas fabris criada pela montadora Toyota e que passou por adaptações para que fosse aplicada em comunidades, como forma de disseminar práticas sustentáveis.

Facilitação: Eliane Marques, formada em marketing e propaganda e pós-graduada em gestão pública, é gestora de projetos regionais da Fundação Toyota do Brasil, como o Projeto Ambientação. Desde 2005 aplica seu conhecimento em multiplicação de soluções práticas para desenvolver
estratégias e atividades voltadas à responsabilidade social corporativa, como programas de voluntariado e projetos de colaboração entre setor público e privado, voltados para sustentabilidade das comunidades.

Parceria: Virada Sustentável e Fundação Toyota

Vagas: 100
Público: Gestores Públicos e demais interessados
Dia: 25 de Agosto de 2017, sexta-feira
Horário: das 14h00 às 17h00


É necessária inscrição prévia, clique aqui. 





Aventura Ambiental


Sobre: A Aventura Ambiental é uma visita monitorada realizada ao ar livre no parque Ibirapuera, que visa sensibilizar o público, quanto às questões socioambientais do cotidiano. O encontro abordará o histórico da região do Ibirapuera, curiosidades sobre a flora e fauna que habitam atualmente o Parque e alguns dos impactos ambientais que causamos na natureza. Para a realização da visita, feita ao ar livre, aconselhamos o uso de tênis, protetor solar e garrafa de água.

Responsável: Márcia Barbosa Correa.
Público: crianças e adultos, público em geral

Dias:
26 e 27 de agosto de 2017, sábado e domingo
Horário: das 10h às 12h
Local de encontro: Sala da Aventura Ambiental na sede da UMAPAZ
Endereço: Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas


 

Banho de Parque


Quem nunca se sentiu bem menos estressado ao entrar em contato com a natureza? Isso não é da sua cabeça, pois pesquisas comprovam que este contato é extremamente benéfico para a sua saúde física e mental. Os japoneses sabendo disso criaram a técnica “Banho de Floresta”, onde comprovam os benefícios gerados durante um período de contemplação na natureza.

Diante da importância de difundirmos a necessidade de aumentarmos nossa conexão com a natureza nos centros urbanos, foi criado pela UMAPAZ, o Banho de Parque, baseado nessa técnica japonesa e aliado aos conceitos da Ecologia Profunda, que diz que o meio ambiente está dentro de nós, e tudo que fizermos a ele nos afeta direta ou indiretamente.
Venha você provar esses benefícios! Venha se reconectar conosco!

Facilitação: Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4;
Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos: Psicóloga (FMU), Coordenadora de projetos de Educação Ambiental;

Coordenação: Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4

Dias: 26 e 27 de agosto de 2017, sábado e domingo
Horário: das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30
Local de encontro: recepção da UMAPAZ
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

*Em caso de chuva a atividade será cancelado

Não é necessária inscrição prévia (chegar com 15 minutos antecedência)

 

Workshop Despertando o Sonhador

Sobre: Programa educacional que explora os desafios que a humanidade esta enfrentando neste momento critico e as oportunidade que nós como família humana temos para criar um novo futuro. Uma jornada transformadora que nos faz refletir
Onde Estamos? Como Chegamos Aqui? Qual papel podemos desempenhar para trazer uma presença humana no planeta de forma sustentável para o meio ambiente que nos preencha no social e espiritualmente.

  • Workshop de 4 horas desenvolvido pela Pachamama Alliance, com conteúdo riquissimo e dinâmicas que abordam questões na área da sustentabilidade de forma geral.

Facilitação: Patricia Aguirre, psicóloga com experiencia nas áreas educacional, treinamento e desenvolvimento. Facilitadoras de grupos de desenvolvimento pessoal e praticas corporais (Chi Kung e Yoga Taoista). Uma das fundadoras e organizadoras do Programa Intento e Fala Sampa. Participa de movimentos de sustentabilidade (Gaia Education) e EcoBairro. Facilitadora credenciada do Pachamama Alliance.
Madailda de Lima, profissional de consultoria, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Coach, trainer em PNL, realiza palestras sobre assuntos relacionados aos campos de administração e ciências humanas. Especialista em gestão de pessoas, marketing. Facilitadora credenciada do Pachamama Allaince.

Coordenação: Patricia Aguirre
Parceria: Fala Sampa e Pachamama Alliance
Vagas: 40
Público: todas as idades

Dia: 26 de Agosto de 2017, Sabado
Horário: 9h00 as 13h00



Exibição: Sessão Ecofalante


Sobre: Exibição de dois filmes, de temática sócio ambiental, pela Ecofalante, em parceria com a Virada Sustentável, que fazem parte do conjunto de filmes da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Filme: Todo o Tempo de Mundo
Dia: 26 de agosto de 2017, sábado
Sessão: das 15h às 17h
(O filme contém 87 mim)
Sinopse: O filme explora uma experiência de desconexão com a vida moderna, frequentemente agitada e saturada de tecnologia, para se reconectar com o outro, nós mesmos e a natureza. Em busca de novas perspectivas, uma família de cinco membros decide deixar o conforto do lar para viver por nove meses em um bangalô isolado na natureza, sem vias de acesso, eletricidade, água encanada, internet ou sequer relógios.
Em tempos oportunos, este inspirador documentário mostra o desenvolvimento natural da vida quando uma família tenta se livrar do controle necessário nesse mundo marcado pelo tempo do relógio.

Filme: Substantivo Feminino
Dia: 27 de agosto de 2017, domingo
Sessão das 15h às 17h
(O filme contém 60 mim)
Sinopse: Duas pioneiras da militância ambiental no Brasil e no cenário internacional, Giselda Castro e Magda Renner eram donas de casa quando começaram sua luta em 1964, com ações de cidadania junto à população carente, na Ação Democrática Feminina Gaúcha. A partir de então, percorreram o mundo, integraram organizações internacionais e o Comitê de ONGs do Banco Mundial, e foram inclusive vigiadas pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) no período militar.
O documentário revela peculiaridades dessas mulheres ricas que ousaram contrariar interesses econômicos.

Facilitação e Coordenação: Saulo Rosa, produtor da Ecofalante com formação em Cinema
Vagas: 100
Público:
100
Inscrições: livre

 



Oficina de Mandalas 

Sobre: Em sânscrito, mandala significa círculo e é esse que separa o sagrado (dentro do círculo) do profano (fora do círculo). O encontro com as cores, formas e símbolos leva ao natural encontro consigo mesmo, favorecendo a reflexão, a criatividade, a intuição e a expressão artística pessoal.
Abordaremos o que é meditação e meditação ativa.
Teceremos a Mandala Iniciante, que não é necessário conhecimento prévio, sendo uma mandala por pessoa.

Convide seus amigos e venha mandalar conosco. Poste foto da sua mandala com a #MandalaSlow


Facilitação: Mariana Vilela, professora de Hatha Yoga e Madaleira. Busco por compartilhar e conscientizar sobre a importância da consciência corporal.
Coordenação: Mariana Vilela
Parceria: Auxiliar Diego Gomes, Instrutor de Parkour e mandaleiro.

Vagas: 15
Público: Todos interessados em artesanato
Dia: 27 de agosto de 2017, domingo
Horário: das 10h às 12h
Inscrições: Atividade Livre

 




Aula de Corporalização Integrativa

Sobre: A aula de Corporalização Integrativa, criada pela Fisioterapeuta Patricia D. Sâmtana, é uma experiência sensorial que traz consciência corporal e a integração com o todo. Usando técnicas como Pilates, Yoga, Reeducação do Movimento e Dança você aprenderá que o movimento possibilita conquistas, amplia conhecimentos, sensibilidade e as nossas relações com o mundo. Descobrindo os mistérios do corpo encontramos prazer e satisfação. Trabalho corporal que explora diversas experiências motoras e indicado para todas as idades. Reconhecimento do corpo, dos nossos vícios que podem se transformar em problemas e alívio de dores e tensões que acumulamos diariamente

Facilitação: Patricia D. Sâmtana- Fisioterapeuta e Facilitadora Corporal. Atua há mais de 20 anos em trabalhos corporais com crianças, adolescentes e idosos. Ministra cursos e workshops sobre qualidade de vida e saúde e dirige o Movimento Bem Viver.
Coordenação: Patricia D. Sâmtana- Fisioterapeuta e Facilitadora Corporal
Público: adulto a partir de 18 anos

Dia: 27 de agosto de 2017, domingo
Horário: das 14h30 às 16h30

 

BorboleSER: Experimentando Futuros - Oficinas Experienciais

Sobre: Experimentar futuros no presente será possível durante a Virada Sustentável. Um grupo de empreendedores e estudiosos da Fluxonomia 4D, criada pela futurista Lala Deheinzelin, estará presente na Virada Sustentável de São Paulo com muitas oficinas voltadas para sustentabilidade em uma visão mais ampla e futuros desejáveis. A Fluxonomia 4D é uma visão de mundo e uma metodologia que viabiliza projetos através dos estudos de futuro e das novas economias. Para eles, a sustentabilidade é uma dinâmica que acontece por uma via de 4 dimensões: a cultural, a ambiental, a social e a financeira.
Este grupo, que chama-se BorboleSer, é um coletivo de empreendedores que converge para criar ações através de oficinas sensoriais, práticas e artísticas.

Confira nos links abaixo todas as atividades da BorboleSer na Virada 2017: Facebook.com/borboleSER
https://borboleser.wixsite.com/borboleser
Assessoria de imprensa: receitaspraserfeliz@gmail.com

Facilitação: Lala Deheinzelin, futurista, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, trabalhou e palestrou em quatro continentes. Indicada como uma das futuristas top no mundo, destacando-se entre três na América latina e Central. É considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão cocriando a nova sociedade e economia, Criadora do movimento Crie Futuros, autora de Desejável Mundo Novo.
Coordenação: Ana Borba, engenheira e empreendedora social.
Parceria: LIXIKI, La Durabilité, Isla Criativa, Lia Lara, Receitas pra ser feliz, Filosofiar, Ecomudança, Artear, Ateliê Comemorar, Grupo de Pesquisa DC3CNPQ, G2 Cultura, Nathalia Abdala, Origamistas.Club, Selleste Economia Criativa
Vagas: 100
Público: Livre
Dia: 27 de agosto de 2017, domingo
Horário: das 09h30 às 12h


Chá das 5 - O Resgate do Hábito Histórico e Saudável

Sobre: O Chá das 5 promove o resgate a um hábito que foi perdido ao longo da história, isto é, não apenas tomar o chá em si, mas se reunir em volta da mesa para cultivar relacionamentos, compartilhar experiências e construir conhecimentos.
A atividade conta com:
1- História do Chá
2- Servindo o Chá do Sri Lanka (um dos chás mais saudáveis do mundo)
3- Degustação do Chá com Mindful Eating (técnica derivada do Mindfulness, que enfoca a melhoria da experiência sensorial da refeição, estimulando a Atenção Plena na alimentação)

Facilitação: Prof. Dr. Marcelo Anselmo, fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association)
Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Anselmo, fisioterapeuta e Professor de Educação Física, Especialista em Gerenciamento de Estresse).
Parceria: Lancheira Saudável

Vagas: 30
Dia: 27 de agosto de 2017, domingo
Horário: 15h às 16h

Planejando Uma Vida Mais Sustentável

Sobre: Vida Sustentável: A arte de alinhar hábitos ao propósito de vida. Você já se perguntou porque não consegue atingir seus objetivos? Ou quando os alcança, percebe que não era bem isso que queria? Sente-se mal com algumas atitudes que costuma ter? Se respondeu sim para alguma dessas perguntas, essa oficina vai ajudá-lo a planejar melhor a sua vida. A partir do autoconhecimento é possível se ver de forma mais transparente, e então planejar uma vida mais sustentável, com maior compreensão de si mesmo e seu propósito de vida. Alinhar seus hábitos ao seu propósito de vida, lhe aproximará da sua felicidade.

Facilitação: Amanda Sousa, cientista social com especialização em sustentabilidade, terapeuta holística, Pratictioner em PNL, Permacultora e educadora para a sustentabilidade. Diretora do Instituto de Sustentabilidade Integral. É amante da natureza, planta ressignificação, cultiva transformação e colhe evolução.
Débora Silva, graduada em comunicação, especializada em Gestão de Sustentabilidade. Practitioner e Head Trainner em PNL. Atua nas áreas de desenvolvimento humano e terceiro setor há 12 anos.

Coordenação: Instituto de Sustentabilidade Integral
Parceria: Virada Sustentável
Vagas: 40
Público: Interessados com idade acima de 16 anos.

Dia: 25 de agosto de 2017, sexta-feira
Horário: das 18h às 21h
Local: UMAPAZ – Auditório 3


Mindfulness - A Atenção Sustentável – SoulFlow MIndfulness

Sobre: Mindfulness pode ser definido como a capacidade de ter a atenção e consciência plena estando focado no momento presente. Desenvolver Mindfulness é adotar um estilo de vida com curiosidade e abertura aos acontecimentos, sem julgamento, simplesmente experienciando a plenitude da vida. Ao treinar a presença, temos a chance de perceber e nos relacionar com os aspectos da vida com leveza e naturalidade por estar atento às experiências assim como elas são.
Neste encontro, faremos então essa pausa, trazendo um olhar teórico-vivencial experimentando algumas práticas simples, acompanhadas por reflexões e troca de experiências em grupo.
Mindfulness é laico, não exige nenhuma experiência ou preparação prévia. Que tal se ocupar totalmente com o Agora?

Facilitação: Caio Reis, idealizador do projeto SoulFlow, possui formação clássica em Mindfulness pela Mindfulness Trainings International (MTi) sob orientação do Lama neozelandês Jangchub Reid. É formado em Coaching pela Sustenta Mundo e estuda Terapia Floral na Escola de Alquimia Joel Aleixo. Passou por temporadas de retiro na Índia e é voluntário na ONG Arte de Viver.
Vagas: 
Público: Publico em geral
Dia: 26 de agosto de 2017, sábado
Horário: das 10h às 12h

 

LOCAIS: PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA E ESCOLA MUNICIPAL DE ASTROFÍSICA


Os Planetários de São Paulo comemoram a Virada Sustentável trazendo de volta às pessoas da cidade grande um pouco da beleza do céu noturno natural, sem nuvens, poluição atmosférica e a muito menos comentada poluição luminosa. A poluição luminosa não só afeta as observações astronômicas por competir com o brilho das estrelas, como também prejudica os animais na natureza e a saúde humana, mexendo com nosso sistema hormonal. Além disso, as ciências espaciais têm muito a contribuir com o meio ambiente. A observação da própria Terra pelos satélites auxilia a agricultura, o monitoramento do desmatamento e dos desastres naturais. Assim, as questões espaciais se misturam muito mais ao dia a dia e ao nosso futuro como humanidade do que imaginamos.

Responsável: Fernando Nascimento da Silva
Público: Geral
Dia: 27 de agosto de 2017, domingo

 

Observações do Sol com telescópios – Planetário do Ibirapuera:
Destinada ao público de todas as idades, tem o objetivo de mostrar o sol, manchas solares e passar mais informações ao público a respeito das estrelas. A atividade depende de boas condições meteorológicas e, no caso de céu encoberto, haverá oferta de uma atividade dentro do planetário.
Horário: das 10h às 13h
Local: Área externa Planetário Ibirapuera


Palestra: A luz que ofusca o céu
Quanto mais luz melhor, certo? ERRADO! Venha conhecer um pouco sobre a forma de poluição mais negligenciada nas grandes cidades. A Poluição Luminosa como um problema socioambiental e seus impactos na vida cotidiana, como o grave desperdício de energia elétrica. Como entendê-la de forma abrangente numa época em que olhamos tanto para baixo e tão pouco para o céu? Seriam os astrônomos loucos querendo apagar as luzes da cidade? Ou apenas conscientes de que a escuridão do céu é um patrimônio inestimável da humanidade?
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola Municipal de Astrofísica


Sessões de Cúpula - Planetário do Ibirapuera

Horário: 13h – Sessão infantil: “A Janela Mágica”
Indicada para crianças de 5 a 12 anos. Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nesta aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais.

Horário: 15h – “Planetas do Universo”
De acordo com pesquisas atuais, encontramos mais de 3000 planetas girando ao redor de outras estrelas. Essas descobertas mexem com a humanidade, pois trazem à tona nossas questões mais profundas: estamos sozinhos no universo? A possibilidade de vida fora da terra, no entanto, continua sendo apenas uma hipótese – e cruzar as enormes distâncias que nos separam desses planetas é quase impraticável. Essa sessão apresenta as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar e, com isso, sensibilizar a todos, do quão única é a Terra. Nosso planeta, um cisco na imensidão do universo, ainda é o ambiente ideal para vida. Por mais que a ciência avance e descubra novos horizontes, distantes ou não tão distantes, a Terra talvez seja o nosso único habitat possível. Será uma oportunidade para conhecermos mais sobre o universo e descobrir a importância de cada um de nós, no respeito e preservação da Terra, para nossa sobrevivência atual e das futuras gerações.

Horário: 17h – “Voyager - uma longa jornada rumo às estrelas” + “Observatório Astronômico - a Terra vista do espaço”
Destinada ao público de todas as idades, tem o objetivo de mostrar elementos relacionados ao programa Voyager, que comemora os 40 anos de viagem dos objetos criados pelos humanos que mais distantes estão de nossa casa. As sondas Voyager tinham por objetivo observar de perto os planetas Júpiter, Saturno e suas principais luas. Além de nos enviar dados importantes, que nos ajudaram a entender melhor o sistema solar, elas viajam para fora dele, rumo ao universo carregando uma mensagem de esperança para quem quer que as encontre. São, hoje, os artefatos humanos que estão mais distantes de casa.

Show da Banda Madre Terra:
A banda Madre Terra celebra a vida e a natureza com amor, humildade e respeito, utilizando a música como ferramenta de expansão da consciência. As diversas temáticas das canções tratam de elevação, reflexão e autoconhecimento. Todas as músicas são desenvolvidas em forma de experimentalismo e arte livre, através de improvisações com instrumentos elétricos e orgânicos.
Horário: 20h
Local: Planetário

Local: Planetário do Ibirapuera / Escola Municipal de Astrofísica
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Parque Ibirapuera

Não é necessária inscrição prévia
Obs.: Para eventos dentro da cúpula, abertura da bilheteria 01 hora antes do inicio de cada sessão.



LOCAL: PARQUE PREFEITO MÁRIO COVAS


 

Plantão da Escola Municipal de Jardinagem


Sobre: Os professores da Escola Municipal de Jardinagem fornecer ao orientações sobre o cultivo de plantas em geral e os fatores que influenciam seu desenvolvimento.
O munícipe interessado em conversar sobre plantio e cuidados de jardinagem e horticultura poderá esclarecer suas dúvidas e obter orientações mais detalhadas.
Responsáveis: Vitor Otavio Lucato, Thiago Beloni, Mário do Nascimento Júnior, Helena Quintana Minchin.

Dias: 27 de agosto de 2017, domingo
Horário: das 10h às 17h
Local: Parque Prefeito Mário Covas
Endereço: Av. Paulista, 1853, Bela Vista

Não é necessária inscrição prévia