Curso: Agrobiodiversidade e produção de sementes agrícolas e florestais

A diversidade genética das espécies é crucial para manter a capacidade natural de responder às mudanças climáticas e a todos os tipos de estresses bióticos e abióticos, mas o que se observa recentemente é uma perda acentuada da diversidade genética, sobretudo, devido à ação do homem, substituindo de forma avassaladora as variedades locais por variedades modernas, híbridos e, mais recentemente, pelos transgênicos. A irreversível perda de genes é o maior problema nesse aspecto. Com a perda de variedades locais, combinações únicas de genes de valor particular ou de utilidade imediata podem desaparecer. A agricultura moderna é considerada a maior causa de erosão genética, e, em adição à perda de genes, deve-se considerar a perda de conhecimentos indígenas e de comunidades agrícolas, provocando o que chamamos de erosão do conhecimento.
Com isso, o curso procura sensibilizar o público para a temática da diversidade biológica, aliando o conhecimento dos principais tratados internacionais (Convenção da Diversidade Biológica e TIRFAA - Tratado Internacional de Recursos Genéticos na Agricultura e Alimentação) as políticas públicas e agrobiodiversidade na produção orgânica e agroecologia.

Vagas: 30
Facilitação: Pedro Jovchelevich – Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP em 1993; Especialização em Agricultura Biodinâmica pela UNIUBE, Instituto ELO, Botucatu-SP com tema da influência da Lua no desenvolvimento vegetal; Mestrado em Influência dos ritmos da lua na cultura da cenoura pela FCA-UNESP; Doutorado em Horticultura - Melhoramento participativo de abóbora sob cultivo biodinâmico, pela UNESP. É Coordenador executivo da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Possui experiência profissional em atividades relacionadas à produção e conservação de sementes de variedades de espécies cultivadas, em especial com cultivares locais, tradicionais ou crioulas.

Coordenação: Monica Borba
Público: Aberto ao publico em geral, interessados em agroecologia, agricultura urbana, estudantes e professores.

Dias: 30 e 31 de julho de 2016, sábado e domingo.
Horário: Sábado das 8h às 12h e 13h às 18h; Domingo das 8h às 12h.
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.