Curso Tecendo mandalas na Cultura de Paz


O curso pretende desenvolver a paz interior através da técnica de tecelagem de mandalas conhecidas como "olho de Deus" tecidas com varetas de madeira e fios coloridos. O "olho de Deus" é um objeto artesanal da cultura indígena Huichol de origem mexicana, presente também em várias outras culturas, que traz o simbolismo da visão e compreensão do que é desconhecido, o mistério da vida; é a possibilidade de enxergar além do que os nossos olhos podem ver. A mandala tecida pode ser utilizada como instrumento de proteção para ambientes e pessoas desejando que o "olho de Deus" o abençoe e proteja.
Aprender a tecer com nossas próprias mãos os fios coloridos pode conduzir à paz interior e favorecer a organização de pensamentos e sentimentos, do centro da mandala para a periferia, do interior para o exterior. As duas varetas que serão trabalhadas trazem os quatro elementos e as quatro direções com suas diferentes representações simbólicas tais como a terra, a água, o fogo e o ar; o acolhimento e a sustentação, a fluidez e as emoções, a energia e o ânimo, a mente e os pensamentos.


IMPORTANTE: O participante deverá trazer novelos de lã de pelo menos 6 cores diversas, tesoura, régua e caneta para participar dos encontros.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


Conteúdo programático:
Histórico da técnica "olho de Deus", abordagem sobre cores, confecção de mandala e reflexão sobre Cultura de Paz.
Dias e horário: 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro, terças-feiras, das 9h às 12h.
Carga horária: 3 horas/aula (9 horas totais)
Vagas:
20 (Haverá seleção)
Público focalizado: educadores, profissionais de saúde e interessados em geral.
Facilitação: Estela Gomes educadora ambiental, fonoaudiólga e focalizadora de Danças Circulares docente da UMAPAZ-3; Thereza Christina Rosa educadora ambiental e pedagoga docente da UMAPAZ-3, Adriana Lahoz estudante de pedagogia e Vanessa Souza estudante de psicologia (estagiárias da UMAPAZ-3).
Coordenação:
Estela Gomes e Thereza Christina Rosa