Ciclo de Palestras: Vegetarianismo e Meio Ambiente

Este Ciclo visa possibilitar um espaço de compartilhamento de conhecimento, estudos e experiências sobre o Vegetarianismo e interface com o meio ambiente e a saúde.

Coordenação: Mirian Mayumi Okada e Suely Feldman Bassi
Facilitadores: palestrantes convidados

Cronograma:

2 de junho de 2016, quinta-feira, das 9h às 12h

Impactos ambientais da indústria da carne

A produção massiva de carne, que supre a nossa sociedade de consumo, está entre as atividades que mais consomem recursos naturais e causam impactos ambientais atualmente. Através de informações, dados e pesquisas científicas recentes sobre o tema, a palestra permitirá aos participantes perceber a ligação profunda entre a produção industrial de carne e os problemas ambientais modernos, tais como: mudanças climáticas, desmatamento, queimadas, crise hídrica, ameaças à biodiversidade, poluição do solo e de corpos hídricos, dentre outros. Serão apontados ainda os benefícios socioambientais de uma dieta vegetariana e algumas das potencialidades do vegetarianismo na educação ambiental.

Facilitação: Ravi Orsini - Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, possui formação complementar em Educação Ambiental e experiência em pesquisa científica, tendo participado de diversos projetos de pesquisa e extensão envolvendo questões ambientais. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, onde realiza pesquisa científica sobre a relação do vegetarianismo com o meio ambiente.

 

7 de junho de 2016, terça-feira, das 9h às 12h

A evolução do ser humano e a alimentação

Na presente palestra será apresentada a forma com que os diferentes hábitos alimentares adotados pelos hominídios ao longo de sua evolução moldaram quem somos hoje e de que forma a saúde do ser humano moderno é hoje influenciada por nossos hábitos alimentares.

Facilitação: Sérgio Greif - Biólogo pela UNICAMP, mestre em alimentos e nutrição pela UNICAMP, especializando em Gerenciamento do Meio Ambiente pela ESALQ e ativista pelos direitos animais, membro da Sociedade Vegana. Autor de livros e artigos sobre experimentação animal, métodos substitutivos, direitos animais, vegetarianismo, veganismo, bioética e temas afins.

 

14 de junho de 2016, terça-feira, das 14h às 17h

Uma visão médica da dieta Vegetariana

A palestra ministrada será voltada para orientações específicas da dieta vegetariana e formas de uso dos alimentos visando saúde a médio e longo prazo. Também irá abordar métodos na escolha e uso dos alimentos vegetais e formas de obtenção dos nutrientes oriundos dos mesmos, necessidades nutricionais exclusivas, pontos importantes de atenção e questões controversas na dieta vegetal.

Facilitação: Luiza Savietto - Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e especializada em Nutrologia pela ABRAN/Santa Casa de SP. Atua clinicamente em São Paulo com tratamentos de desintoxicação, orientação e acompanhamento de dietas restritas de proteína animal e curativas pelo próprio sistema alimentar. Professora do curso de Yoga Inbound (Centro Cultural Vrinda - SP), Palestrante em cursos e congressos voltados para alimentação, desintoxicação e alimentação saudável.

 

21 de junho de 2016, terça-feira, das 9h às 11h

Vivissecção: mal necessário?

A palestra abordará a vivissecção (testes em animais) a partir das perspectivas da Filosofia da Ciência, da Teoria do Conhecimento, da Antropologia e da Psicologia Social. Será, inicialmente, proposta uma reflexão sobre o enquadramento da vivissecção como "mal necessário" a partir de estudo realizado para produção de dissertação de Mestrado do palestrante, que virou livro (Vozes do Silêncio). A partir disso, o foco será dado na contribuição da Filosofia da Ciência para a valorização de métodos alternativos pautados em perspectiva pluralista, particularmente à luz do pensamento de Paul Feyerabend e de outras epistemologias evolucionistas.

Facilitação: João Epifânio Regis Lima - Doutor em Filosofia, Mestre em Psicologia e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Professor de Filosofia da Ciência e de Estética na Faculdade de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo. Foi, por muitos anos, professor de História da Ciência e Filosofia da Ciência na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Coordenador de Artes e Filosofia no Colégio Bandeirantes.

 

30 de junho de 2016, quinta-feira, das 14h às 17h

Vegetarianismo na infância


A alimentação vegetariana na infância costuma gerar muitas dúvidas, especialmente sobre o crescimento e desenvolvimento da crianças. Ela é segura? Em que momento poderá ser adotada? Como avaliar o crescimento destas crianças? Quais nutrientes não podem faltar e onde encontrá-los? Nesta palestra serão abordadas estas e outras questões relacionadas ao tema. Venha conhecer, aprofundar, tirar dúvidas, trocar experiências!

Facilitação: Ana Ceregatti - Nutricionista clinica especialista no atendimento de vegetarianos, veganos e pessoas em transição para esse tipo de dieta em qualquer fase da vida, e colunista da Revista dos Vegetarianos.

 

Vagas: 50 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas!

*Atenção! É necessário fazer inscrição para cada palestra