Curso de “Sistemas Agroflorestais” com Peter Webb

Aconteceu na UMAPAZ

 

Nos dias 25 de Novembro e 02 de Dezembro, aconteceu na UMAPAZ o curso de Sistemas Agroflorestais com o Permacultor Peter Webb.

No primeiro dia realizamos uma vivência e sensibilização na natureza, exploramos as qualidades das plantas, sementes e do terreno e conversamos sobre as dinâmicas da paisagem, suas tendências e necessidades.

No segundo dia, aprofundamos os conhecimentos sobre os conceitos de biodiversidade, multicamadas e sucessão ecológica, finalizando com o plantio do jardim agroflorestal no espaço da UMAPAZ.

Indo para além das técnicas, o querido Peter Webb nos convidou à relembrar que somos seres diversos e integrantes da natureza e que todas nossas ações – do respirar ao construir – implicam e são influenciadas por toda uma trama de processos na teia da vida.

Somos gratos a todos os participantes do curso e ao Peter por estarem conosco nesse trilhar por uma viver mais harmônico e integrado diante de toda essa (bio)diversidade que nos permeia e que nos habita.

Como reflexão, uma frase do Peter durante o curso: “As plantas têm sua felicidade. A felicidade dessa palmeira é balançar e fazer sombra (...) devemos buscar também qual é a nossa felicidade”.