Exploradores no Parque Emerlino Matarazzo

Aconteceu na UMAPAZ

 

 

De acordo com a política municipal de educação ambiental: Art. 3º A Educação Ambiental, direito de todos, é um componente essencial, autônomo e permanente da educação e da cidadania, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis, modalidades e etapas do processo educativo e da gestão pública, em caráter formal e não formal.

O preconceito e a falta de informação da população são os principais obstáculos para o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual. Dados do último Censo de 2010 revelam que cerca de 2,6 milhões de pessoas no Brasil apresentam Deficiência Intelectual, público esse que está espalhado por todas as regiões e classes sociais do país.

Acreditando no potencial de cada pessoa em progredir no desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas , aquisição de autonomia e percepção do ambiente interno e externo esse projeto foi criado em parceria com o Parque Ermelino Matarazzo.

Trata-se de uma iniciativa de vanguarda, pois toda a atividade foi criada e direcionada para pessoas com deficiência intelectual. Respeitando as necessidades especiais provenientes das deficiências tanto quanto do déficit de estimulo. Os materiais pedagógicos foram criados baseados em tecnologia assistiva, todos em contexto com a realidade do Parque (extensão, fauna , flora e entorno) para que houvesse sentido na realização das atividades.

Participaram das atividades os frequentadores da Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo, pertencentes aos núcleos de Habilitação e Reabilitação Social Para Pessoas com Deficiência e de Apoio Pedagógico Especializado. No total foram atendidas 60 pessoas com deficiência intelectual de diversas etiologias, em encontros semanais realizados ente outubro e dezembro de 2014.

Ao termino desse primeiro módulo, como exercício de cidadania, foi decidido através de assembléia com os participantes os rumos dos próximos módulos.

Mais informações com Gregorio ou Gabriela 5572-1004 ou gsabbag@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Veja nossa galeria de fotos.