Palestra: Programa São Paulo Recicla

Aconteceu na UMAPAZ

No último dia 14 de abril, a Secretaria Municipal de Serviços, em parceria com a UMAPAZ, apresentou o Programa São Paulo Recicla (SP Recicla). Com facilitação de Julia Moreno, Geógrafa, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atual Diretora de Planejamento e Desenvolvimento na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – AMLURB da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo.

O Programa São Paulo Recicla, constitui em uma série de ações dentro do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) da Prefeitura de São Paulo. Dentre as ações o SP Recicla insere como diretrizes a responsabilidade compartilhada de resíduos. Em outras palavras, todo cidadão é gerador potencial de resíduos e responsável pela destinação adequada dos mesmos. Cada pessoa, sendo responsável pelo seu resíduo deve conseguir destinar os resíduos recicláveis para os Ecopontos, ou então, se houver na rua coleta seletiva que essa seja utilizada, diminuindo, assim, a destinação desse tipo de resíduo para o aterro. Introduz o conceito de coletas seletivas, no plural, que seriam na verdade três tipos de frações coletadas em toda a cidade. Os caminhões verdes se ocupariam da coleta dos resíduos recicláveis; os cinza dos rejeitos e o marrom dos orgânicos.

As sacolas plásticas integram as ações do SP Recicla, autorizadas pela Prefeitura de São Paulo nas cores cinza e verde, tendo como características importantes, o fato de serem fabricadas com 51% de fonte renovável permitindo a redução dos gases de efeito estufa (GEE) são encaradas, nesse programa como veículos de comunicação, pois carregam informações importantes, sobre coleta seletiva, sendo autoexplicativas e podem ser utilizadas após a aquisição, para deposição de resíduos recicláveis, no caso das verdes e nas de cor cinza, para rejeitos.