CONVERSA COM... Francine Sakata - Parques Urbanos Brasileiros: 2000 a 2014

topo

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental...
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante.

“Os parques são um fenômeno pelo país, tendo sido criados centenas pelas capitais brasileiras nos últimos vinte anos. Eles cumprem ao mesmo tempo os papéis de espaços de lazer e de conservação ambiental e, além disso, também incrementam os bairros, aumentando o valor dos imóveis, e valorizam a imagem das cidades. Mas isto não acontece de forma homogênea pelo território e muitos parques têm apresentado problemas de gestão. Nesta apresentação falaremos da variedade de localizações, tamanhos e programas dos novos parques; dos projetos arquitetônico-paisagísticos que têm sido feitos para responder a estas novas questões; e dos desafios para a gestão dos parques ambientais e das bordas urbanas. Contamos com a participação de pesquisadores, gestores e amigos de parques, para discutir e ampliar as questões em pauta e comentar casos de parques de maior e menor sucesso.“ (fonte: Francine Sakata)

Facilitação:

  • Francine Gramacho Sakata é arquiteta paisagista. É pesquisadora do projeto QUAPÁ – Quadro do Paisagismo no Brasil e foi autora, juntamente com Silvio Soares Macedo, do livro “Parques Urbanos no Brasil”, publicado pela EDUSP (2002). Também escreveu “Paisagismo urbano – requalificação e criação de imagens”, EDUSP (2011). Realiza projetos paisagísticos através da NK&F Arquitetura da Paisagem e é membro da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e segue desenvolvendo pesquisas sobre parques. (fonte: Francine Sakata)

Coordenação:

  • Helena Quintana Minchin - Arquiteta Urbanista

Público: Público interessado
Vagas: 50

Dia: 20 de julho, sexta-feira
Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!