C40 termina com saldo positivo para São Paulo

Durante três dias a cidade de São Paulo foi a sede da edição 2011 da Rede C40 - Large Cities Climate Leadership Group

 A abertura da programação aconteceu no Parque do Ibirapuera, considerado o pulmão da cidade, no dia 31 de maio, com o plantio de 59 mudas de 12 espécies diferentes, todas pertencentes à flora nativa brasileira. Gilberto Kassab, anfitrião do encontro, e Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e atual presidente da rede C40, comandaram o plantio que formará o Bosque C40.

Na sequência, dias 1º e 2 de junho, plenárias, sessões e mesas redondas aconteceram no Sheraton WTC para abordar temas sobre novas tecnologias, soluções e projetos que protejam o meio ambiente e criem cidades sustentávies. O evento contou com a participação de 16 prefeitos e representantes de outras 31 cidades de todo o planeta.

Um dos pontos cruciais do encontro foi o fortalecimento da parceria realizada em 2004 entre a cidade de São Paulo e a capital da França. Kassab e a vice-prefeita de Paris, Anne Hidalgo, assinaram um termo de cooperação para ampliar o intercâmbio de experiências nos setores de Desenvolvimento Urbano, Cultura, Tratamento de Resíduos e Saneamento.

Outro momento que merece destaque foi a abertura das Plenárias, no dia 1° de junho, onde presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, anunciou a criação de linhas de financiamento para projetos ambientais. A ideia de Zoellick é facilitar o acesso das cidades aos recursos disponibilizados para investir em ações sustentáveis. Para firmar o compromisso, ele assinou um protocolo de intenções com Michael Bloomberg.

Michael Bloomberg e Gilberto Kassab, assinaram um acordo de cooperação bilateral com o compromisso de continuar com os esforços para fortalecer os laços entre as duas cidades. Como ato final, eles assinaram uma carta para ser entregue na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012, no Rio de Janeiro. No documento, os líderes pedem que os esforços das cidades para uma economia de baixo carbono e desenvolvimento sustentável recebam mais apoio dos governos. Kassab agradeceu a presença dos convidados e reforçou o convite para voltarem. “Vocês terão nosso carinho e os receberemos de braços abertos”.

Os prefeitos também trocaram camisetas de seus times de futebol. Bloomberg agradeceu a todos que participaram da C40, em especial a Bill Clinton e Robert Zoellick. “Espero que tenhamos feito amizades que possam tornar o mundo um lugar melhor”, finaliza o prefeito.

As medidas reforçam a ideia do C40, que estimula as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, com a interação de agentes públicos e privados na discussão sobre medidas que combatam o aquecimento global, a redução dos gases causadores do efeito-estufa na troca de informações, debates e sugestões que resultem na criação de ações efetivas de combate às mudanças climáticas. Ao contrário das edições anteriores, em São Paulo não foi anunciada a cidade-sede da próxima cúpula C40.