Expansão do Sistema de Transporte Público

Cidade e o Estado investem mais de 8 bilhões de dólares em novas linhas de metrô e trens, além de ônibus híbridos para reduzir as emissões e os congestionamentos

São Paulo foi uma das poucas cidades do mundo a ampliar consideravelmente a participação do transporte público em relação ao transporte privado. De acordo com uma pesquisa do Governo de São Paulo publicada em 2007, a distribuição modal de transportes públicos está sendo usada novamente para a maioria dos trajetos (55%) dentro da cidade. Esses números refletem o compromisso da cidade em fornecer transporte público de alta qualidade para fazer com que os habitantes de São Paulo deixem seus carros em casa, reduzindo assim as emissões de carbono lançadas na atmosfera por veículos individuais.

Essa tendência pode ser explicada principalmente pelos sólidos investimentos que podem ser realizados pelo Governo do Estado e a cidade de São Paulo na expansão das linhas de metrôs e trens. Até o final de 2010, o Governo do Estado de São Paulo investirá mais de R$ 19 bilhões (cerca de US$ 8,17 bilhões) no Plano de Expansão das linhas de metrô e trem, que serão quadruplicadas e atingirão 240 km no total.

Além disso, São Paulo também irá participar do Programa de Testes de ônibus Híbridos, desenvolvido na América do Sul pela Clinton Climate Initiative e financiados pelo banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa visa fornecer consultoria especializada sobre o plano operacional e será executado para testar ônibus híbridos em São Paulo e para utilizar tecnologias estrangeiras e internacionais, além de tecnologias desenvolvidas pela indústria automotiva, no desenvolvimento do projeto. De acordo com o último levantamento municipal sobre carbono na cidade, a queima de combustível diesel é responsável por 27% das emissões de carbono em São Paulo, justificando assim a relevância desse projeto para a cidade.