Um sistema de transporte de baixa emissão com veículos de emissão zero

São Francisco é a cidade líder em transporte de baixa emissão e possui uma das maiores frotas municipais a utilizar combustíveis limpos no país

O que é?

O esforço Clean Air Vehicle de São Francisco é um compromisso assumido pelas agências municipais de reduzir as emissões de carbono nas frotas através da aquisição de veículos sustentáveis. Desde 1999, a lei municipal de Ar Saudável e Prevenção de Poluição e, mais recentemente, através de uma Diretriz da Prefeitura de 2005, estabeleceu requisitos para que as frotas da cidade adquirissem veículos movidos a combustíveis alternativos e eficientes do ponto de vista energético.


Como funciona?

O Código Ambiental de São Francisco sela o compromisso da cidade em adquirir veículos movidos a combustíveis limpos através de uma lei, a lei municipal de Ar Saudável e Prevenção de Poluição, adotada em 1999 pelo Conselho de Supervisão. A lei está sendo atualizada para adaptar e refletir a crescente disponibilidade de veículos mais limpos.

A lei exige que todas as novas aquisições ou alugueis de veículos de passageiros e de serviço leve realizadas pelos departamentos municipais sejam veículos “limpos”, sempre que possível e apropriado para a aplicação espeçífica da frota. Para fortalecer esses esforços, o Prefeito emitiu a Diretriz Executiva 05-103 em 2005, visando expandir o compromisso da cidade com os veículos limpos.

Veículos da frota municipal (excetuando-se transportes públicos – ônibus, bondes) geraram aproximadamente 81.045 toneladas de emissões de CO2 em 1990.

A Diretriz Executiva de 2005 sobre veículos movidos a combustíveis alternativos redobra os esforços de aquisição desse tipo de veículo ao exigir que:

* 70% dos veículos novos de serviço leve e não emergencial adquiridos pela cidade sejam movidos a combustíveis alternativos
* 90% das aquisições de veículos de serviço leve devem ser movidos por combustíveis alternativos ou devem ser de alta eficiência.
* * A diretriz também estabelece que o Departamento de Serviços Administrativos, responsável por aprovar a inclusão de veículos nas frotas municipais, deve limitar a definição de veículos de emergência que tenham sido eximidos dos requisitos de combustíveis limpos anteriormente e exigir que busquem de forma agressiva veículos de serviço pesado limpos..

Em maio de 2006, o Prefeito expandiu o compromisso da cidade em limpar o ar e reduzir a poluição causada pelo diesel emitindo a Diretriz Executiva 06-02, “Biodiesel para Frotas Municipais” , que orienta os administradores de frotas a:

1. Identificar e preparar veículos para uma rápida transição para B20 – uma mistura de biodiesel que utiliza 80% de diesel derivado do petróleo e 20% de biodiesel
2. Dar início à utilização do biodiesel o mais cedo possível, visando as seguintes metas:
* 25% de utilização do B20 até março de 2007
* 100% de utilização de B20 até dezembro de 2007.


Veículos limpos

Como um resultado dessas políticas, São Francisco obteve grandes conquistas no sentido de tornar os veículos de sua frota mais verdes. Incluindo:

* Mais da metade da frota Ferroviária Municipal (Municipal Railway - MUNI), que consiste em ônibus e bondes, é composta por veículos de emissão zero. Os restantes serão convertidos para diesel híbrido até 2020
* Mais de 700 veículos limpos (gás natural comprimido, híbridos, elétricos, biocombustível e propano) – uma das maiores frotas municipais limpas dos Estados Unidos.
* 160 táxis são veículos de baixa emissão operando mais de um milhão de milhas com GNC mensalmente
* Demonstração de 2 veículos Hondas FCX com células combustível movidos a hidrogênio através de uma acordo de lease – essa tecnologia automotiva não produz nenhum tipo de emissão, apenas água pura
* 25 caminhões de bombeiro e ambulâncias são atualmente movidas a biodiesel.
* O Aeroporto e o Zoológico de São Francisco hoje utilizam biodiesel em suas frotas, que incluem ônibus, caminhões de serviço pesado, um Zoo Mobile, carros de passeio e picapes.
* O Departamento de Bombeiros de São Francisco concluiu com sucesso a Fase 1 de seu programa piloto de uso de biodiesel no outono de 2006, no qual testaram o B20 – uma mistura de biodiesel que utiliza 80% de diesel derivado do petróleo e 20% de biodiesel – em três carros de bombeiros, 1 caminhão de bombeiros com escada e uma ambulância. O Departamento iniciará a fase 2 de seu programa piloto em março de 2007, quando planejam testar o B20 em 75% de sua frota de ambulâncias (aproximadamente 20 ambulâncias) e outros 4 caminhões de bombeiro.
* A divisão Central de Oficinas da cidade converteu todos os seus veículos e equipamentos movidos a diesel em operação no Golden Gate Park para B20. Outros departamentos que atualmente estão testando o B20 em programas piloto são a Comissão de Utilidade Pública e o MUNI.
* A cidade está trabalhando com suas empresas de transporte de lixo para converter a frota contratada de longa distância para veículos de movidos a combustíveis limpos.


Eficiência energética

24% de todas as aquisições de veículos da cidade de São Francisco ao longo dos três últimos anos fiscais foram de veículos movidos a combustíveis alternativos ou híbridos.

São Francisco utiliza cerca de 8 milhões de galões de diesel por ano, e sua meta é migrar para a mistura de biodiesel B20 (80% diesel derivado do petróleo, 20% biodiesel) até o final de 2007 – iniciativa que espera resultar em uma substituição significativa do petróleo e reduções de até 18.000 toneladas de CO2 por ano.

Em termos de reduções nas emissões de CO2, os 700 veículos da frota resultaram em uma redução de 1.014 toneladas de CO2; 160 táxis representaram uma redução de 4.000 toneladas de CO2, 50 veículos de serviço pesado, incluindo veículos de serviços de emergência, representaram uma redução de 331 de toneladas de CO2. Essas estimativas foram baseadas em suposições sobre o custo do combustível e de manutenção – o biodiesel é mais caro do que o diesel comum. As reduções obtidas pelos táxis foram incluídas porque essa economia não é contabilizada pela cidade.

Próximas etapas

Com base na tendência atual de aquisição de aproximadamente 25% de veículos limpos, e presumindo a compra de um total de 300 veículos por ano (75 limpos) ao longo dos próximos 10 anos, a redução nas emissões de CO2 em 2012 deve ser de aproximadamente 2.000 toneladas. A conversão de toda a frota movida a diesel para uma mistura de 20% de biodiesel também resultará em reduções de até 18.000 toneladas de CO2 por ano. A implementação em escala total das diretrizes sobre frotas da Prefeitura levará a reduções superiores a 20.000 toneladas.

A cidade também está apoiando a implementação da lei de Emissões de ases do Efeito Estufa por Veículos do Estado da Califórnia (AB 1493) para regulamentar e reduzir as emissões de gases do efeito estufa gerada por veículos em toda a comunidade vendidos no estado em 2009, que ainda não foi implementada. São Francisco também está defendendo uma ação federal para elevar os padrões nacionais de eficiência dos combustíveis para veículos (conhecidos como padrões CAFÉ). Juntas, essas ações devem reduzir as emissões de gases do efeito estufa em mais de 555.000 toneladas na cidade de São Francisco.


Aplicação

São Francisco não fez nenhum investimento inicial para converter sua frota para veículos limpos. Apenas ações no campo de políticas foram tomadas para garantir que as novas aquisições e os veículos de substituição fossem limpos. Todo governo municipal tem a oportunidade de seguir o exemplo de São Francisco.

A cada ano, o Departamento de Meio Ambiente da cidade se inscreve para obter subsídios junto ao Bay Area Air Quality Management District (BAAQMD), o órgão regional encarregado de garantir o cumprimento dos regulamentos de qualidade de ar desenvolvidos pelo Air Resources Board da Califórnia, para ajudar os departamentos da cidade a compensar os custos cumulativos associados à compra de veículos de serviço leve híbridos ou movidos a gás natural comprimido.

O programa de subsidio do Air Districts, o Transportation Fund for Clean Air (TFCA), é financiado por uma sobretaxa de US$4 aplicável a veículos motorizados registrados na Área da Baía de São Francisco. Essa iniciativa gera aproximadamente US$ 22 milhões por ano em receita. (para obter mais informações sobre esse programa, consulte www.baaqmd.gov/pln/grants_and_incentives/tfca/)

O Departamento de Meio Ambiente também subsídios para a compra de veículos limpos junto ao Air Resources Board da Califórnia e junto à Administração de Transportes do Condado de São Francisco, o órgão local de gerenciamento de congestionamentos do Condado de São Francisco.