Bicing – mudando a cara dos transportes em Barcelona

O esquema Bicing de aluguel de bicicletas de Barcelona reduziu as emissões de CO2 na cidade em 960 toneladas durante os primeiros seis meses de operação

O que é?

Bicing é uma rede pública de aluguel de bicicletas integrada à rede de transporte público como ônibus, metrô, bondes elétricos e trens. Barcelona é uma cidade com uma densa população urbana e grande índice de pedestres. A iniciativa Bicing possui um efeito triplo – encoraja os usuários a não dirigirem; promove o transporte intermodal; e, em horários críticos, alivia o congestionamento que recai sobre a infraestrutura de transporte público existente. O aumento geral na capacidade significa uma redução no uso de automóveis particulares, melhoria na qualidade do ar e uma redução nas emissões de gases do efeito estufa.


Como funciona?

A iniciativa Bicing oferece uma rede de 1500 bicicletas, estacionadas em 100 pontos espalhados pela cidade, disponíveis para locação 24 horas por dia nas sextas-feiras e sábados e das 5:00 h às 00:00 h nos outros dias da semana. Os usuários podem se deslocar pela cidade, deixando a bicicleta em outras estações e mudando de bicicletas para maximizar o baixo custo da viagem (cada “locação” possui um período de 30 minutos de uso a custos mais baixos, que se elevam após esse período). As estações do Bicing ficam próximas a estações de metro, trem ou light rail, perto de parques públicos ou áreas verdes, e a 300 metros de outras estações Bicing, o que significa que o sistema é acessível e bem conectado a outras modalidades de transporte.

A cidade reforçou o potencial do esquema realizando uma série de iniciativas para facilitar o ciclismo. 7000 novas estações de bicicletas estão sendo construídas, somando-se à infraestrutura existente e criando cerca de 15.000 estações em toda a cidade. Limites de velocidade de 30 km/hora foram estabelecidos em diferentes partes da cidade e 22 km de novas ciclovias foram somadas à rede de 128 km já existentes na cidade.


Resultados

Nos primeiros seis meses do Bicing, mais de 90.000 pessoas assinaram o serviço. No total, 2 milhões de alugueis, correspondentes a 6 milhões de quilômetros de percurso, foram realizados. Os usuários típicos do sistema são estudantes ou funcionários de escritórios, com idade entre 25-35 anos e que moram nos bairros centrais de Eixample e Gracia – 51% dos assinantes tem idade entre 25-35 anos e há uma proporção de 50-50 de assinantes do sexo feminino e masculino do esquema. 57% dos usuários fazem o percurso por razões profissionais.

Durante a semana, ocorrem cerca de 100.000 locações, com 30.000 delas ocorrendo nos finais de semana e feriados. Cada bicicleta é alugada por um tempo médio de 15 minutos por dia e cada estação registra uma média de 270 locações diárias. Um usuário típico aluga uma média de 1,4 bicicleta por dia da semana e 1,1 bicicleta por dia nos finais de semana/feriados. Um trajeto típico dura entre 17-20 minutos e cobre 3km. 71,63% dos usuários utilizam exclusivamente o Bicing para suas viagens, enquanto 28,37% dos usuários combinam a iniciativa Bicing a outros modos de transporte.

Desses usuários, 33,87% combinam o Bicing ao metrô; 21,85% ao trem; 13,45% ao light rail; 9,47% ao ônibus; 8,25% à caminhadas; 4,32% aos bondes; 4,03% aos ônibus intermunicipais; 3,24% ao carro (próprio); 0,98% ao carro (como passageiro); 0,29% à motocicletas; 0,25% à bicicletas pessoais. A combinação com carros particulares, seja como passageiro ou motorista, representa apenas 4,22% desse total, mas deve-se ressaltar que essas estatísticas referem-se apenas à combinação da iniciativa a outros modos de transporte – e que 71,63% dos usuários utilizam apenas o Bicing!


Redução nas emissões de CO2

Barcelona estima que 960 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas durante os primeiros seis meses das operações do Bicing. No entanto, como o serviço tem se expandido de forma crescente durante esse período, é provável que esses números subam ao longo de um período de 12 meses completos de operação em sua capacidade total.


Custos

A implementação da iniciativa Bicing foi financiada por rendas geradas pela regulamentação de estacionamentos na cidade – ou seja, multas, taxas de estacionamento, etc. O serviço é operado pela Clear Channel em um contrato de prestação de serviços de 10 anos avaliado em €22,3 milhões.


Próximas etapas

Na primavera de 2008, a iniciativa Bicing será ampliada para oferecer 6000 bicicletas em 400 estações.